A Apcef/SP, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e o Sindicato dos Bancários do ABC receberam denúncias a respeito de incentivo a práticas indevidas para vendas de cartões no âmbito da SR Sul.

Os empregados estão sendo orientados a efetivar a venda de cartões inserindo o aplicativo dos cartões Caixa nos celulares dos clientes e realizando uma compra para ativar o cartão. Estão sendo também orientados a obrigar empregados terceirizados a efetivar a prática. Ambas atividades não fazem parte do escopo de atividades a serem desempenhadas por qualquer trabalhador, ao contrário, tanto a orientação quanto a operação da prática podem ser enquadradas em apuração de responsabilidade e são passíveis de punição aos envolvidos.

Avisadas, as entidades procuraram a superintendência que, de imediato, afirma não ter sido esta a orientação e que faria o ajuste de informações junto às SEVs subordinadas na tarde desta quinta-feira (8/9).

Dada à gravidade das denúncias e informação de que a orientação indevida partiu da superintendência regional foi agendada reunião para esta sexta-feira a fim de serem levadas as denúncias.

“Não podemos deixar passar esse tipo de procedimento, sobretudo por não se tratar de prática indevida de um determinado empregado em desrespeito aos normativos e leis vigentes, mas, sim, por ser potencialmente um modus operandi que traz prejuízos aos clientes, à Caixa e sobretudo aos trabalhadores. Até mesmo agências que não executam a prática são prejudicadas, uma vez que podem sofrer as consequências de não atingir as metas da maneira como as que lançam mão alcançam. Fica evidente inclusive a fragilidade da estrutura de objetivos na Caixa no qual a própria superintendência teria ciência da necessidade desse tipo de procedimento para alavancar números normalmente inatingíveis”, apontou a diretora da Apcef/SP, Vivian Sá.

“Fazemos um apelo aos colegas, que diante desse tipo de solicitação, não se exponham perante aos normativos vigentes, ao contrário, procurem a Apcef”, completou Leonardo Quadros, diretor-presidente da Apcef/SP.

:: Entre em contato com a Apcef/SP pelo sindical@apcefsp.org.br.

Compartilhe: