Da Agência Fenae

Já está disponível a nova edição do “Boletim Representantes Eleitos Funcef”, hospedada no portal www.fenae.org.br – link “Atuação/Funcef”. A publicação dedica-se a divulgar o trabalho realizado pelos representantes escolhidos pelo voto direto dos associados para a Diretoria Executiva e para os Conselhos Deliberativo e Fiscal da Fundação.

A publicação traz a posição dos eleitos e das entidades representativas a respeito da recente reabertura do saldamento do REG/Replan, “plano de benefícios no qual remanescem ainda cerca de 5.250 participantes e 2.800 assistidos”. Essa reabertura, aliás, foi aprovada pelo Conselho Deliberativo da Funcef, com voto de minerva do presidente dessa instância, nomeado pela Caixa, e acontecerá por um período de 60 dias, iniciado em 1º de março. Essa nova oportunidade se estende até o dia 30 de abril.

Na reunião do Conselho Deliberativo da Funcef, os representantes eleitos se manifestaram contra reabrir o saldamento de REG/Replan. A medida é considerada inoportuna, principalmente no momento em que a Caixa busca implantar um novo plano de cargos comissionados.

O “Boletim Representantes Eleitos na Funcef” afirma que, com a reabertura do saldamento, “fica clara a intenção da patrocinadora de pressionar os empregados a abrirem mão do direito à livre opção de permanecerem no REG/Replan não saldado, caso queiram aderir ao novo plano de cargos comissionados. Tanto é que quem continuar no antigo PCC, para não ter que mudar de plano de benefícios na fundação, ficará estagnado na carreira, sem qualquer possibilidade de progressão. E a Caixa recusa-se ainda a mudar o método de custeio do REG/Replan para evitar elevação de custo aos que nele permanecerem”.

Além do mais, segundo a publicação, os recursos do REG/Replan alocados no Fundo Previdencial para Ajustes Futuros não são suficientes para bancar os cutos projetados para os saldamentos ainda restantes. E acrescenta: “Se todos os oito mil participantes e assistidos fizerem a opção por esse novo saldamento, o déficit será da ordem de R$ 109 milhões, já que a Caixa não se compromete a cobri-lo”.

• Boletim: outros assuntos
Ainda na mais recente edição eletrônica do “Boletim Representantes Eleitos na Funcef”, outra notícia em destaque é a defesa da mudança no método de custeio do REG/Replan sem saldamento. A substituição do atual método de custeio do REG/Replan, o Custo Unitário Projetado (PCU) pelo Agregado, está respaldada por estudo técnico apresentado pela assessoria atuarial das entidades representativas dos associados, mas a patrocinadora insiste em postergar mais uma vez uma definição sobre o assunto, o que é inadmissível. A posição dos representantes eleitos na Funcef conta com o apoio das entidades associativas e sindicais.

A publicação traz também o assunto das eleições Funcef 2010, que serão realizadas de 26 de abril a 6 de maio para renovar os mandatos de diretores e conselheiros da Fundação. Esse processo é visto como momento privilegiado para os associados se envolverem nos debates, para fazer avançar a democratização na Funcef e fortalecer, assim, a luta em defesa do patrimônio e das reivindicações de participantes e assistidos. Nesse processo, serão escolhidos três representantes dos associados na Diretoria Executiva, dois no Conselho Deliberativo e um no Conselho Fiscal. As inscrições de chapas foram iniciadas na última segunda-feira, dia 1º de março, e serão encerradas no próximo dia 12 de março.

Outra notícia é o incentivo dado pela Funcef para a quitação de contratos do ex-Clube Imobiliário. O “Boletim Representantes Eleitos Funcef” é enviado por meio eletrônico aos empregados da Caixa.

Compartilhe: