Os trabalhadores vêm sofrendo sérias ameaças a seus direitos desde o ano passado.

Em um curto período, o governo Temer trouxe à tona a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que congela os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos e a reforma no ensino médio, ambas aprovadas. Junto também vieram a proposta de destruição na previdência e a aprovação da terceirização irrestrita.

Todas representam um projeto de governo com enormes prejuí- zos aos trabalhadores, retirando direitos e acentuando a desigualdade social. "É o fim da carteira profissional", lamentou o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra. "Temos de nos unir e lutar contra estes demandos. Greve geral dia 28", convocou.

Toda esta situação levou mais de 70 mil pessoas às ruas em 31 de março (foto).
A mobilização serviu de prévia para uma paralisação nacional que está sendo organizada para o dia 28 de abril, também uma sexta-feira.

Movimentos sociais e centrais sindicais planejam um calendário de lutas que prossegue durante todo o mês de abril. Os sindicatos realizarão assembleias, reuniões e manifestações nas empresas, portas de fábricas e locais de trabalho para organizar o movimento.

Bancários na greve geral – Em São Paulo, o Sindicato dos Bancários está percorrendo unidades e consultando os trabalhadores sobre a intenção de participar da paralisação. No dia 31, a consulta foi feita em duas grandes concentrações de bancários da Caixa: no prédio do Brás e na Gifug.
Nas primeiras coletas de votos para decidir sobre a participação na greve geral de 28 de abril, milhares de trabalhadores deixaram sua opinião nas urnas disponibilizadas pelo Sindicato de São Paulo. E a grande maioria optou por cruzar os braços.

Caixa – Para os empregados da Caixa, o momento é ainda mais preocupante pelo desmonte que o banco vem sofrendo e que representa uma crescente ameaça de privatização. Na última semana, o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, reafirmou que o objetivo da direção é reduzir o número de empregados, não realizar contratação e continuar estudando a venda de ativos e serviços.

Compartilhe: