Mobilização dos bancários e da população garante portas de segurança em todas as agências da cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo está prestes a ter, obrigatoriamente, em suas agências bancárias, portas automáticas eletrônicas de segurança.
Depois de muito trabalho realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região – juntamente com o apoio dos trabalhadores e da população –, foi aprovado, em 14 de maio, o substitutivo ao Projeto de Lei (PL) nº 09/2008, elaborado pelo vereador Francisco Chagas (PT), que garante a instalação do equipamento em todas as agências da capital paulistana.
Até o vereador Dalton Silvano (PSDB) – responsável pela lei que determinava a retiradas das portas – repensou seu posicionamento e passou a assinar o substitutivo.
Agora, após ser publicada, a lei segue para a sanção do prefeito Gilberto Kassab, que tem 60 dias para apresentar sua decisão. Depois disso, os bancos terão mais 120 dias para se adequar à nova legislação.

• O que prevê a lei
O substitutivo, aprovado por unanimidade pelos vereadores, determina a instalação das portas em agências, postos de atendimento bancário e demais estabelecimentos financeiros oficiais ou privados, em que haja guarda de valores ou movimentação de numerário.
Pelo substitutivo, as portas, agora, deverão ser equipadas com detector de metais microprocessado, ou seja, que permita o ingresso nas agências com objetos de uso cotidiano como aparelho de telefone celular, moedas, molho de chaves, relógios, marca-passo, pinos cirúrgicos. A adaptação visa a preservar a segurança, mas evitando constrangimentos para os cidadãos.
A lei determina, ainda, que os vigilantes deverão possuir treinamento inicial de 160 horas, com reciclagem de 32 horas a cada dois anos.

• Projeto de lei para o Estado
As portas de segurança também estão garantidas no Estado de São Paulo. O Projeto de Lei 1.281/07, do deputado Marcos Martins (PT-SP), foi aprovado na Assembléia Legislativa em 2 de abril e espera, agora, sanção do governo.

Compartilhe: