O Ministério Público Federal encaminhou à Justiça Federal, em 29 de março, denúncia contra diretores da Caixa, sob a acusação de terem cometido irregularidades na renovação do contrato da empresa com a multinacional norte-americana GTech, fornecedora de equipamentos de tecnologia para operação de loterias federais. A denúncia foi formulada pelo procurador da República Marcelo Serra Azul e inclui o presidente da Caixa, Jorge Mattoso, o vice-presidente de Logística, Paulo Bretas, o consultor Carlos Eduardo Fernandez da Silveira e o gerente nacional de Suprimento, Adauto Barbosa Júnior.
A denúncia inclui também Waldomiro Diniz, ex-assessor do Palácio do Planalto, o advogado Rogério Buratti e os executivos da GTech Antônio Carlos Lino da Rocha e Marcelo Rovai, que negociaram o contrato com a Caixa.
Em junho de 2001, a APCEF/SP pediu à diretoria da Caixa, por meio de uma notificação judicial, esclarecimentos sobre o contrato com a empresa GTech.
Na época, diversas notas foram divulgadas na internet pelo comentarista Cláudio Humberto com denúncias de irregularidades no contrato.
O então presidente da Caixa, Emílio Carazzai, não respondeu aos questionamentos. Agora, a Caixa e a Gtech retornaram ao noticiário.
Em 2003, a APCEF/SP iniciou a campanha Por uma Caixa Decente, que pretendia alertar os novos dirigentes do banco sobre problemas da Caixa. O pedido de suspensão do contrato da Caixa com a GTech foi incluído na campanha por ser uma questão obscura deixada pela diretoria anterior. “Precisamos de um esclarecimento urgente sobre o caso!” – comentou a diretora-presidente, Fabiana Matheus.

Compartilhe: