Confira, a seguir, a íntegra da mensagem da Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa), divulgada em 17 de setembro:

MENSAGEM CEE/CAIXA 010/03

Brasília-DF, 17 de setembro de 2003.

De: CNB/CUT
Para: entidades sindicais e associações de pessoal

1. INFORMES

1.1 No dia 5 de agosto de 2003, a CNB – Confederação Nacional dos Bancários e a CEE – Comissão Executiva dos Empregados da Caixa – entregaram pessoalmente ao presidente da empresa, Sr. Jorge Mattoso, notificação na qual informavam da deliberação do XIX Conecef de participação dos empregados da Caixa na Campanha Salarial dos Bancários e que, em razão disso, não haveria entrega de minuta específica de campanha salarial dos empregados da Caixa e que esperávamos da direção da empresa sua participação na mesa da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

1.2 Até o momento, já ocorreram cinco rodadas de negociação com a Fenaban e a direção da empresa não se dispôs a participar desse processo, diferentemente de todos os sindicatos ligados à CNB-CUT em todo o Brasil e a maioria das APCEFs, que têm encaminhado a participação dos empregados da Caixa em todas as lutas gerais da categoria, o que tem tido grande receptividade por parte dos empregados, haja vista as mobilizações que, diariamente tomamos conhecimento, estão ocorrendo pelo País afora.

1.3 Infelizmente a direção da Caixa que não tem-se mostrado sensível em relação à reivindicação histórica dos empregados, de serem considerados parte integrante da categoria bancária, com a conseqüente aplicação da Convenção Coletiva para eles, resolveu apostar na confusão, quando faz afirmações distorcidas, tentando intimidar os empregados e forçá-los a desmobilizarem-se.

1.4 Em sua mensagem, datada de 17 de setembro, o vice-presidente de Logística,
Sr. Paulo Roberto Bretas, afirma que a Caixa tem se colocado à disposição para negociar e que a CNB/CUT não tem se mostrado receptiva.
A verdade dos fatos é que a Caixa tem insistido em tentar estabelecer um processo de negociação específico, demonstrando total desrespeito à deliberação do Congresso dos empregados.

1.5 A CNB/CUT não só está totalmente disposta a negociar como já tem feito isso na mesa da Fenabam, que é a entidade representativa de todos os bancos existentes no territórios nacional, sejam eles públicos ou privados. Tanto isso é verdade que em diversas gestões daquela entidade, a Caixa participou de sua diretoria.

1.6 Por outro lado, os avanços relativos às relações trabalhistas ocorridos desde o início da nova gestão da Caixa a que o Sr. Paulo Roberto Bretas faz referência em sua mensagem, têm sido valorizados pela CNB/CUT e por suas entidades filiadas e é importante que se diga que esses avanços só foram possíveis porque nossas entidades estão participando do processo de negociação temática e que continuam em andamento mesmo durante a Campanha Salarial.

1.7 A CNB/CUT tem se consolidado como entidade representativa de toda a categoria bancária, seja ligada ao segmento privado seja ao público, por sua postura coerente e de respeito aos anseios de seus representados.
Conclamamos uma vez mais a Caixa a reconhecer que os empregados dessa empresa são bancários e, como tais, fazem parte de uma categoria que luta por uma Convenção Nacional que deve contemplar todos os trabalhadores a ela vinculadas.

• COMISSÃO EXECUTIVA DOS EMPREGADOS DA CAIXA (CEE-CAIXA/CNB-CUT)

“NA LUTA PELA UNIDADE DE TODA A CATEGORIA BANCÁRIA”

Compartilhe: