Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, 28 de abril, será marcado por um ato em Brasília. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais centrais sindicais vão entregar ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), projetos de lei que alteram a legislação previdenciária.

Os projetos serão subscritos pelos deputados federais Ricardo Berzoini (PT-SP), Jô Moraes (PC do B-MG), Pepe Vargas (PT-RS), Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) e Roberto Santiago (PV-SP). Além dos parlamentares, a atividade também contará com a presença dos presidentes das centrais e lideranças sindicais dos diversos ramos de atividade.

Milhares atingidos – A cada ano, milhões de trabalhadores se acidentam em todo o mundo e outras centenas morrem durante o exercício de trabalho. As estáticas do Ministério da Previdência Social dão conta de que, em 2008, ocorreram 747 mil acidentes de trabalho totalizando 2.757 mortes e 12.071 casos de profissionais com incapacidade permanente. Foram gastos R$ 46 bilhões com assistência médica, benefícios por incapacidade temporária ou permanente, e pensões por morte de vítimas das más condições de trabalho.

“A categoria bancária também padece das más condições oferecidas pelos bancos, e da insegurança nas agências. Vamos a Brasília pressionar pela aprovação de leis que protejam os trabalhadores dessa verdadeira tragédia”, afirma o secretário de saúde do Sindicato, Walcir Previtale Bruno.

No mundo – Segundo estimativas da OIT, ocorrem anualmente no mundo cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho, além de aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Essas ocorrências chegam a comprometer 4% do PIB mundial. Cada acidente ou doença representa, em média, a perda de quatro dias de trabalho. Dos trabalhadores mortos, 22 mil são crianças, vítimas do trabalho infantil. Ainda segundo a OIT, todos os dias morrem, em média, cinco mil trabalhadores devido a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.

Memória – O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, lembrado em 28 de abril, surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, e logo se espalhou por diversos países, organizado por sindicatos, federações, confederações locais e internacionais.

A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos no ano de 1969. A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador. Desde maio de 2005, o dia 28 foi instituído no Brasil por meio da Lei nº 11.121.

Compartilhe: