“A Caixa não nos informa nada, ataca nossos direitos e, pior, nos deixa em situação vulnerável e de total insegurança”, assim começa o relato de um avaliador de penhor à APCEF/SP.

O empregado destaca que os avaliadores estão preocupados com a questão financeira. Afinal já incorporaram ao salário o valor pago, correspondente a 40% do salário mínimo. O pagamento do adicional de insalubridade, debatido durante as negociações da Campanha Nacional dos bancários 2016, foi prorrogado até 31 de dezembro deste ano.

O avaliador alerta que também há grande angustia com a relação à questão da saúde. “O adicional sempre foi pago pelo fato da existência da insalubridade. Agora, a partir de uma decisão unilateral da Caixa e por meio de laudo técnico que os empregados não tiveram acesso e nem puderam contestar, a Caixa define que a atividade não é mais insalubre”, diz o avaliador de penhor indignado com a brusca mudança considerando que não houve qualquer melhoria no ambiente de trabalho e nem na manipulação dos reagentes químicos.

Dois pesos, duas medidas – para a elaboração de laudo técnico, por meio de empresa contratada, a Caixa levou cerca de dois anos. Para que os empregados apresentem contra laudo, a direção do banco deu o prazo de alguns meses.

“Qual a intenção da direção da Caixa ao manipular este prazo? Implementar o avaliador-minuto? Extinguir a função? Retirar os direitos dos seus empregados?”, questiona a secretaria de saúde da APCEF/SP, Claudia Fumiko, que também é avaliadora de penhor.

Para Fumiko não há indícios de que a Caixa vá implementar melhorias nas condições de trabalho e de saúde dos empregados e, em tese, eliminar a insalubridade.

“Isso não condiz com a prática. Os avaliadores continuam expostos a riscos de contaminação com a manipulação diária de produtos químicos reagentes como ácido clorídrico, ácido nítrico e cloreto de estanho”, reafirma.

A elaboração de contra laudo está em andamento, algumas unidades da Caixa já foram visitadas e os empregados consultados. O prazo para a entrega estipulado pela Caixa foi para dezembro deste ano.

Compartilhe: