Por Lucimar Cruz Beraldo – FETEC/CUT-SP

Em sua primeira reunião depois de quatro meses da instalação, o GT RH 008 da Caixa Econômica Federal definiu, em 10 de maio, o roteiro de trabalho para abordar as reintegrações dos empregados demitidos por meio da normativa.
Inicialmente, serão debatidos os casos dos bancários que ingressaram com ação judicial e que já obtiveram liminar contra a dispensa e que, por força de decisão provisória, já se encontram trabalhando. Em segundo lugar, serão tratados os casos com ação judicial e sem liminar e, no terceiro momento, a situação dos empregados que não ingressaram com ações.
De um total de 440 bancários dispensados pela RH 008, 178 impetraram ação judicial. Os representantes dos empregados reivindicam a reintegração de todos os dispensados por meio do instrumento, o qual fora revogado no último mês de abril como resultado de negociação permanente entre a Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) e a direção da Caixa.
Para a próxima reunião, em 27 de maio, na sede da CNB/FETEC, as partes debaterão alternativas para os casos mais emergentes, que são os de reintegrados por meio de liminar. Na ocasião, o banco deverá apresentar levantamento de quantos empregados encontram-se nessa situação.
Na avaliação da diretora da FETEC/CUT-SP, Maria Rita Serrano, que é membro do GT, a definição do roteiro indica boa vontade dos representantes. “Apesar da demora de quatro meses para início dos trabalhos, a primeira reunião mostrou-se positiva. No entanto, não podemos achar que será um processo fácil. Além dos processos judiciais, existe um passivo trabalhista a ser negociado, o que, com certeza, enfrentará resistências por parte do banco” – alertou a dirigente.
Além da diretora da FETEC, integram o GT como representantes dos empregados Antônio Luiz Fermino (Seeb/Curitiba) e Carlos Alberto de Oliveira Lima (Seeb/RJ). Sugestões e colaborações podem ser remetidas para o e.mail: rh008@cnbcut.com.br.

Compartilhe: