Da Agência Fenae

O grupo de trabalho que se dedicará à elaboração do novo plano de cargos e salários e do novo plano de cargos comissionados esteve reunido em 26 de março, na matriz da Caixa, em Brasília, quando começou a discutir um novo modelo para o PCS e para o PCC.
Nesta primeira reunião, aberta pela diretora de Recursos Humanos, Diva de Souza Dias, foi apresentado pré-projeto de criação de um Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCR), debatido no âmbito de um grupo de trabalho interno da Caixa e que resultou de sugestões dos empregados colhidas por meio de formulário na página da empresa na internet, além de uma pesquisa em postos de trabalho de sete capitais, com amostragem de todos os cargos. Para a elaboração desse pré-projeto, também foram acatadas sugestões feitas pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa), em reuniões realizadas em 2003.
Durante o encontro, os representantes da Caixa no GT PCS/PCC defenderam a criação do PCR, tendo como objetivo geral a “elaboração de um plano de cargos, carreira e remuneração que permita alinhar a gestão de pessoal às demandas organizacionais”. Argumentaram para isso a existência de diversos planos de cargos na empresa, o grande impacto dos cargos comissionados, os cargos com foco nas tarefas, os cargos vinculados à estrutura ou ao produto, a ausência de plano de carreira e a disparidade entre cargos técnicos e gerenciais.
O pré-projeto do PCR não prevê a recuperação salarial passada e, sim, a padronização das estruturas salariais, bem como a perspectiva de alcance final da carreira. Seriam criadas apenas duas carreiras: administrativa e profissional.
Concluída a apresentação do pré-projeto do PCR, os representantes dos empregados no GT PCS/PCC fizeram diversos questionamentos ao modelo previsto na proposta, defendendo ainda a necessidade de maior aprofundamento do debate.
Na avaliação dos representantes da Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT), a revisão do atual PCS deve garantir uma adequada política de remuneração, promoção e ascensão profissional. Deve, também, acabar com a discriminação a que estão submetidos segmentos como os dos técnicos bancários.
O GT PCS/PCC voltará a reunir-se em 2 de abril, sexta-feira, em Brasília, quando estarão em debate temas como o novo gerenciamento de pessoas por competência (GPC) e a parte relacionada à remuneração do pré-projeto do PCR.
Os representantes dos empregados nesse GT são Jair Pedro Ferreira (Seeb/Brasília), Pedro Eugênio Leite (Fenae), Jerry Adriani Teles Magalhães (Giter/BH e Apcef/MG), Maria de Jesus Demétrio Gaia (Apcef/PA), Norma de Fátima Lorenzi (Gesem/Brasília) e Rogério Antônio Vida Gomes (EN Divinópolis/MG).
Os empregados da Caixa e as entidades sindicais e associativas podem contribuir com o envio de informações para subsidiar o GT PCS/PCC. As colaborações podem ser remetidas para o seguinte endereço eletrônico: pcspcc@cnbcut.com.br.

Compartilhe: