Diversos questionamentos têm surgido durante as reuniões realizadas pela APCEF/SP sobre a Funcef. A Associação encaminhou estas dúvidas ao fundo de pensão.

Confira resumo das respostas enviadas pela Funcef em 19 e 20 de fevereiro.

Investimentos estruturados – a Funcef esclareceu que destina mais recursos a este tipo de investimento, desde 2004, pela necessidade de diversificação e busca de rentabilidade.
A Fundação avalia que os resultados têm sido bons. Nos últimos quatro anos, a rentabilidade acumulada é de 55%, ante meta atuarial de 56%, sendo que a maioria dos fundos está ainda em fase de investimentos.

Perdas com ações da Petrobras – foi informado, no OF Presi 012/15, que a Funcef não teve perda nas operações realizadas com papéis da Petrobras. Ainda segundo a Funcef, em 2014 o valor das ações vendidas foi maior que o das compradas.

Perdas com investimentos em parceria com a IBM – a Funcef informou que os recursos foram aplicados por meio dos Fundos de Investimentos e Participações (FIP) Caixa Veneza, do qual detém 25%. A operação está suspensa por apontamento do Tribunal de Contas da União, dada a participação da Caixa no FIP.

Características, montante e resultado de investimentos com a Invepar – a Funcef informou o valor aportado desde 2009, lista de empresas investidas e considera “um excelente investimento”.

Características, montante e resultado de investimentos com a Sete Brasil – frente às denúncias de envolvimento da Sete Brasil na operação Lava Jato, a Funcef esclareceu que aguarda apuração dos fatos. Caso necessário, serão adotadas medidas judiciais para a preservação do patrimônio da Companhia.

>> Clique aqui para ler, na íntegra, todas as respostas já encaminhadas pela Funcef.

Compartilhe: