O governo confirmou no início da noite da quarta-feira, 25, o nome de Gilberto Occhi para comandar a Caixa Econômica Federal. Em entrevista à Agência Estado, o ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, frisou que o governo do presidente interino Michel Temer assumiu esse compromisso com o Partido Progressista (PP) e irá cumprir.

Occhi substituirá Miriam Belchior, exonerada na manhã do dia 25. Em entrevista anterior à Agência Estado, ele esboçou seu plano para a Caixa. O primeiro passo seria esquartejar a abertura de capital do banco nas áreas de seguro, loterias e cartão. Depois, a abertura total da empresa para o mercado. Occhi alegou que a abertura de capital dessas três áreas “seria uma oportunidade grande de ganho” para a Caixa e o Tesouro Nacional.

É sempre bom relembrar que, no governo de FHC, a Caixa passou por um processo de desmonte e preparo para a privatização. O resultado foi perda de direitos trabalhistas, anos sem reajuste salarial e demissões, inclusive sem justa causa.

A APCEF/SP está fazendo o debate com os empregados e com a sociedade. “A hora é de resistir, vamos lutar para que nossos direitos não sejam retirados, como estão demonstrando os primeiros encaminhamentos feitos por este governo interino, que não tem interesse em manter a Caixa como um banco social”, comentou o diretor da APCEF/SP Edvaldo Rodrigues da Silva.

No próximo dia 6, o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas promove, no Rio de Janeiro, o lançamento de uma campanha nacional em defesa do bem público. Com a frase “Defender as empresas públicas é defender o Brasil”, a partir do questionamento “O que é público para você?”, a campanha pretende reunir os mais diversos setores da sociedade, trabalhadores e usuários de bens, espaços e serviços públicos, fortalecendo alianças entre setores progressistas e democráticos em torno do tema.

Mineiro de Ubá, Occhi é formado em Direito, com pós-graduação nas áreas de finanças, mercado financeiro e gestão empresarial. Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, Occhi começou a trabalhar na instituição em 1980. Foi gerente de mercado no Espírito Santo, superintendente regional em Sergipe e depois em Alagoas e superintendente nacional da região Nordeste. Ele já atuou também como vice-presidente de Governo da Caixa.

Compartilhe: