Nesta terça, dia 28, foi realizada na capital a terceira reunião do Fórum Regional sobre Condições de Trabalho. A instância serve para buscar soluções de questões que afetam o dia a dia das unidades no âmbito regional.

Entre os assuntos abordados, houve avanços na melhoria de estrutura nas agências Álvares Penteado e Casa Verde e no prédio da Gestão de Pessoas (Gipes).

Na Alvares Penteado foram trocadas as bombas para retirar água que se acumula no poço do elevador. Os técnicos ainda analisam as possíveis causas da retenção de água, que provoca mau cheiro no local. No local também é preciso trocar o telhado para reparar infiltrações, mas, segundo o banco, isso ainda não foi feito porque o prédio está em processo de tombamento, o que dificulta qualquer mudança.

Já na Casa Verde foi providenciada dedetização contra pulgas. Além disso, será feita troca do piso que tem problemas de nivelamento, que já provocaram acidentes entre os trabalhadores. No prédio da Gestão de Pessoas (Gipes), foi constatado que os trabalhadores terceirizados tinham de fazer suas refeições no subsolo e em condições inadequadas. Para isso, a Caixa fechou o local e finaliza reforma no 10º andar, onde será disponibilizado refeitório para todos, tanto empregados diretos quanto terceirizados.

Segurança

No que se refere à segurança bancária, os representantes do banco se comprometeram em atender reivindicação de informar o custo de instalação de biombos nos caixas das agências, e isso já na próxima reunião, marcada para 31 de agosto. A Caixa, no entanto, manteve postura intransigente no que se refere à emissão de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) nos casos de assalto.

Fórum

A criação de fóruns regionais e nacional para discutir e apresentar soluções às condições de trabalho no banco é conquista dos empregados da Caixa na Campanha Nacional Unificada 2014. São integrados por representantes dos trabalhadores e de diversos setores do banco. A princípio foram criados seis módulos-piloto, em São Paulo, Campinas, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza, mas o objetivo é aumentar o número até abranger todo o país.

Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

Compartilhe: