A APCEF/SP encaminhou, no fim de outubro, ofício à vice-presidência de gestão de pessoas da Caixa solicitando esclarecimentos sobre o Processo Seletivo Interno (PSI) Bancop para os cargos de gerente de atendimento e de gerente de relacionamento.
De acordo com denúncias recebidas pela Associação, vários participantes do PSI teriam tido ajuda de outras pessoas durante a realização das provas, assim como teriam consultado manuais normativos e apostilas, entre outros materiais.
“Os relatos contêm informações graves, que colocam em dúvida a lisura e a transparência do processo, além de configurar desrespeito às normas dos PSIs” – traz um trecho do ofício encaminhado à Caixa pela entidade.
No último dia 3, o gerente nacional de Desenvolvimento Humano e Profissional da Caixa, em resposta ao ofício, informou que “uma das etapas da sistemática para esses cargos comissionados é a avaliação de conhecimentos, os quais, no caso específico de gerentes de atendimento e de relacionamento, foi realizada à distância, de forma eletrônica, no ambiente de trabalho do empregado”.
O teor do documento deixa claro que “o gestor da unidade de lotação do empregado é o responsável pela supervisão da aplicação da avaliação de conhecimentos de forma a assegurar que a atividade fosse realizada pessoalmente pelo empregado, sem consulta ou qualquer tipo de auxílio”.
“Há muito tempo, a representação dos empregados pede que os PSIs sejam mais objetivos e transparentes. A dinâmica adotada pela Caixa não tem atendido aos propósitos dos processos, dando margem a irregularidades e colocando em dúvida a integridade dos participantes. É preciso que se discutam novas formas de avaliação” – afirmou o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto.

• Denuncie
No caso de denúncias sobre os PSIs, ligue para a APCEF/SP – (11) 3017-8315 – ou envie e-mail para: sindical@apcefsp.org.br.

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