E se os empregados não puderem aceitar o “convite”?

A diretoria da APCEF/SP recebeu denúncias de que algumas agências da Caixa realizarão atendimento ao público neste sábado, dia 8 e que os empregados foram chamados de última hora.

Assim, a direção do banco descumpre o seu próprio cronograma de atendimento ao público para o pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), divulgado em 8 de março, que não previa atendimento no mês de abril.

“Mais uma vez a direção da Caixa desrespeita os seus empregados. Exige o trabalho em um sábado que não estava programado e, ainda, avisa os trabalhadores na semana da abertura, como se as pessoas não tivessem outros compromissos”, aponta o diretor da APCEF/SP Leonardo dos Santos Quadros.

A contradição da Caixa não para aí. Em reunião com dirigentes sindicais, o presidente do banco, Gilberto Occhi garantiu transparência na condução dos comunicados aos empregados. Ao que parece, isto também não está sendo cumprido. A atitude da direção mostra o conteúdo, pois a decisão de abrir neste próximo sábado não foi divulgada claramente, sendo tratada “por debaixo dos panos”.

A direção da APCEF/SP encaminhou ofício às Superintendências Regionais do Estado de São Paulo solicitando esclarecimentos quanto ao trabalho extraordinário, a escala de folga dos empregados – isentos da marcação da jornada e a relação das agências que estarão abertas neste sábado.

>>> Clique aqui e acesse o ofício.

“Defendemos que a Caixa cumpra seu papel social. O que não concordamos é que isso seja feito a qualquer custo, sacrificando os direitos dos empregados”, afirmou o diretor da APCEF/SP.

Trabalho extra – em 18 de fevereiro, o vice-presidente da Caixa afirmou à imprensa, “que o comparecimento dos empregados ao trabalho aos sábados não deve ser em carácter obrigatório”. Não foi este o relato dos empregados convocados em 11 de março – primeiro dia no cronograma divulgado pela Caixa para o atendimento ao público para receber a demanda de saque do FGTS.

“Isso reforça a contradição da Caixa. As denúncias que recebemos na época é que caixas, gerentes gerais e técnicos bancários que atendem no FGTS não têm a opção de não trabalhar aos sábados”, afirma Leonardo.

Naquela oportunidade a APCEF/SP ingressou com ação no Ministério do Trabalho solicitando a desobrigação do trabalho aos sábados, ressaltando o artigo 224 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que dispõe que a duração normal de trabalho dos empregados em bancos, casas bancárias e Caixa Econômica Federal será de seis horas contínuas em dias úteis, com exceção dos sábados, perfazendo um total de trinta horas de trabalho por semana.  Mandato judicial cassou a liminar concedida à APCEF/SP.

Registo da jornada – representantes da APCEF/SP que compareceram em diversas agências paulistas no sábado, dia 11 de março, constataram que problemas no sistema do Registro de Ponto (SIPON) poderiam impossibilitar a marcação. A direção da APCEF/SP encaminhou ofício cobrando atenção a este fato. Após dezoito dias a GENER – Negociação Coletiva respondeu que não identificou este tipo de problema.

A direção da APCEF/SP acompanhará todas as ações relacionadas aos trabalhos extraordinários convocados pela direção da Caixa. Em caso de denúncias notifique a APCEF/SP envie e-mail para sindical@apcefsp.org.br ou ligue para (11) 3017-8315.

Demissões x contratações – para piorar a situação dos empregados da Caixa, o presidente do banco afirmou, durante coletiva à imprensa, no mês de março, na apresentação de Balanço, que não haverá novas contratações de empregados e que a Caixa recorrerá, em todas as instâncias, caso seja obrigada a contratar os aprovados do concurso de 2014. Além disso, no mês de fevereiro, a direção da Caixa impôs Programa de Demissão Voluntária Extraordinária (PDVE) que retirou do banco cerca de 5 mil empregados.

mais empregados para a caixa
Fila na agência Guaianases, SR Penha, no sábado, 11 de março

Confira em: Leia também, as publicações referente ao trabalho extraordinário de 11 de março.

Compartilhe: