Da Agência Fenae

Teve início no dia 20 de fevreiro, em Brasília, a reunião da Diretoria Executiva da Fenae.
O novo plano, o estatuto e as eleições na Funcef, a Universidade Caixa e o projeto Metas do Milênio de responsabilidade social foram alguns do assuntos que estiveram em debate.
O governador do Piauí, Wellington Dias, participou da apresentação do projeto Metas do Milênio, que vai escolher uma cidade do Estado para atender, até 2015, as oito metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
As metas foram designadas em 2000 por países-membros da ONU e prevêem a erradicação da pobreza e da fome, a garantia de ensino básico universal, a igualdade racial entre os sexos e autonomia das mulheres, a redução da mortalidade infantil, a melhoria da saúde materna, o combate à Aids, à malária e outras doenças, a garantia de sustentabilidade ambiental e o estabelecimento de uma parceria mundial para o desenvolvimento.
“Precisamos universalizar a educação, ela que é a grande responsável pelo atraso do nosso povo. Precisamos investir em ensino médio e, quando possível, também em nível superior”, disse o governador, que tem a educação como uma prioridade.
Em relação ao projeto, ele afirmou que todas as ações que procuram suprir com as deficiências sociais são fundamentais para o desenvolvimento local. “A proposta da Fenae é muito importante, na medida que contempla diversas necessidades básicas da população e esse é o foco da nossa gestão” – concluiu o governador Wellington Dias.

• Funcef

Foram dados informes sobre a aprovação pela Secretaria de Previdência Complementar (SPC) do novo plano da Funcef, prevista ainda para esta semana, e ainda sobre a conclusão do novo estatuto e o início das eleições para a renovação do Conselho Deliberativo, cujo processo deve ser realizado em maio deste ano.
O novo estatuto prevê a paridade no Conselho Deliberativo, no Conselho Fiscal e na Diretoria Executiva, por processo de inscrição de chapas. Prevê também que tanto o Conselho Deliberativo como o Conselho Fiscal tenham, cada um, representante dos aposentados entre os seus membros.
Outra proposta é a criação do Comitê de Investimento e do Comitê de Benefícios e a realização de plebiscito envolvendo os associados para aprovar qualquer alteração no novo estatuto e nos planos de benefícios.

• Universidade Caixa

Foi aprovada a parceria entre a Fenae e a Caixa, para a realização de um projeto-piloto no portal da Universidade Caixa.
O projeto contempla a melhoria da capacitação profissional dos empregados. Também foi definido grupo para coordenar o projeto.

• Outros informes

O diretor de Cultura da Fenae, Emanoel Souza, participou do 4º Fórum Social Mundial em Caracas, na Venezuela, e ressaltou a importância do evento como espaço de articulação política.
A Fenae ocupa a vaga de suplente no Conselho Gestor do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).
Para o ano de 2006, o governo federal vai destinar R$ 1 bilhão para o fundo, devendo esse dinheiro servir para a urbanização de favelas, a retirada de famílias de áreas de risco e para a construção de novas moradias. Jair Pedro Ferreira representa a Fenae na suplência do Conselho das Cidades (ConCidades). Foi dado informes ainda sobre a realização de seminário do Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU), realizado no Rio de Janeiro na semana passada, com o objetivo de definir o planejamento para 2006.

• Planejamento estratégico

Foi aprovada a formação de grupo a ser encarregado de elaborar o planejamento estratégico da Fenae.

• Reunião continua

A reunião da Diretoria Executiva da Fenae também prossegue no dia 21, quando estarão em pauta assuntos como o 8º MúsicaFenae, os Jogos da Fenae, o Circuito Cultural Fenae, a Fenae Corretora e o Programa PAR.

Compartilhe: