Por melhores condições de trabalho, cumprimento dos Acordos Coletivos, transparência nas reestruturações e retomada das contratações, os empregados da Caixa realizaram manifestações em todo o País na quarta-feira, dia 2. Em São Paulo, as atividades do prédio do Brás – onde trabalham cerca de 1,6 mil pessoas – ficaram paralisadas entre 5 horas e meio-dia.

Entre os motivos para o descontentamento dos trabalhadores está a disposição da Caixa em descumprir itens de Acordos Coletivos: a Caixa não anunciou a retomada das contratações, a destinação do superávit do Saúde Caixa e o retorno do Adiantamento Assistencial Odontológico.

Quanto à transparência, a Caixa admitiu, pela primeira vez, a existência de um projeto-piloto de reestruturação na Giret de Brasília, mas se negou a repassar detalhes. E mais: informou que o Processo de Seleção Interna por Competência (PSIC) está suspenso por conta da reestruturação.

“Queremos que a Caixa retome as contratações e cumpra o que foi acordado na Campanha Salarial”, explica o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra.
A falta de transparência e o desrespeito aos trabalhadores são marcas da gestão de Miriam Belchior e têm causado pânico e revolta nos empregados. “Não existe diálogo”, enfatiza Kardec. “A Caixa não contrata há mais de 1 ano e ainda disponibilizou um Plano de Apoio à Aposentadoria, que vai tirar ainda mais empregados do banco e aumentar a demanda de trabalho”, finaliza.

PLS 555
As entidades associativas e sindicais aproveitaram o Dia Nacional de Luta para alertar a população sobre os riscos do Projeto de Lei do Senado 555 (PLS 555/2015).
Os trabalhadores venceram mais um “round” na luta contra a privatização das empresas públicas no País.

Após reuniões com senadores na terça e quarta-feira, dias 1º e 2 de março, em Brasília, foi adiada pela quarta vez a votação do PLS 555/2015, o chamado Estatuto das Estatais. Mas os riscos permanecem: a nova data para apreciação da matéria deve ser o dia 9.

Você também pode fazer sua parte. Envie mensagem aos senadores com o texto: “Como nosso representante eleito por voto popular, pedimos que vote contra o PLS 555. Honre o voto recebido nas eleições e seja contrário a esse projeto que é uma afronta aos interesses nacionais”. No assunto escreva #NãoAoPLS555.

Os senadores por São Paulo são Aloysio Nunes (aloysionunes.ferreira@senador.leg.br), José Serra (jose.serra@senador.leg.br), do PSDB, e Marta Suplicy (marta.suplicy@senadora.leg.br), do PMDB.
Para saber mais sobre a PLS 555, acesse o site www.diganaoaopls555.com.br.

Compartilhe: