Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

A equipe do Hemocentro da Santa Casa de São Paulo estará, na terça 27, na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT) – Rua Caetano Pinto, 515, no Brás – , das 10h às 16h, para realizar cadastramento de voluntários para doação de medula óssea. A iniciativa faz parte da campanha Doe Medula, Promova a Vida.

O cadastramento consiste em preencher de uma ficha de identificação e coletar 5 ml de de sangue para o teste de compatibilidade/tipagem HLA. Não há necessidade de estar em jejum. Os dados e a tipagem HLA serão cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e em caso de compatibilidade o doador, que deve ter entre 18 e 55 anos, será contatado (veja o passo a passo abaixo).

Também é possível se cadastrar no Hemocentro (Rua Marquês de Itu, 579, Vila Buarque), de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 15h.

TMO – O transplante de medula óssea (TMO) é indicado para pacientes com leucemia, linfomas, anemias graves, imunodeficiências e outras 70 doenças relacionadas ao sistema sanguíneo e imunológico. Quando não há doador na própria família, começa a busca por um doador cadastrado no Redome.

A medula óssea é o local onde se produz o sangue (popularmente, o tutano do osso). São as células que darão origem aos glóbulos vermelhos, brancos e as plaquetas, chamadas células tronco hematopoéticas.

O transplante é um tratamento no qual a medula do paciente é destruída com altas doses de quimioterapia e/ou radioterapia. O condicionamento faz com que o sistema imunológico do paciente fique sem capacidade de reconhecer e destruir o enxerto, no caso a medula do doador. Essa medula doente será destruída substituída por células-mãe sadias do sangue de um doador compatível.

O paciente (receptor) recebe o a medula óssea por meio de uma transfusão, onde as células-mãe do sangue colhidas do doador são colocadas em uma bolsa de "sangue" e transfundidas para o paciente, que ao circularem pelo sangue, se instalam no interior dos ossos, dentro da medula óssea do paciente. Depois de um período variável de tempo ocorre a "pega" da medula, quando as células do doador começam a se multiplicar, produzindo as células do sangue e enviando ao sangue glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas normalmente.

Doação de Medula

• Podem se cadastrar e doar
Pessoas de 18 a 54 anos;
Diabéticos;
Mulheres grávidas ou amamentando;
Pessoas que têm pressão alta;
Não há nenhuma restrição quanto à meningite, anemia ou hepatite ‘A’ que a pessoa tenha tido anteriormente;
Não há peso mínimo;
Pessoas que tem tatuagem também podem doar

• E após o cadastro, o que acontece?
Uma vez cadastrado, seus dados e sua tipagem HLA irão para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Infelizmente as chances de compatibilidade são pequenas e a maioria dos cadastrados nunca serão chamados (cerca de 1 chance em 100 mil). Se você for um desses privilegiados, ou seja, se sua tipagem for compatível com a de alguém que precisa, será contatado e poderá decidir se quer mesmo doar. Claro que você não vai perder essa oportunidade de salvar uma vida com um simples SIM. Bem orientado, com todos os cuidados de proteção à sua saúde e sem dor, veja bem, sem nenhuma dor, vai doar mais que medula, mas a vida para alguém que não terá outra chance

• O que é o transplante de medula óssea (TMO)?
A medula óssea é o local onde se produz o sangue (popularmente, o tutano do osso). São as células que darão origem aos glóbulos vermelhos, brancos e as plaquetas, chamadas células tronco hematopoéticas.

O transplante de medula óssea (TMO) é um tratamento no qual a medula do paciente é destruída com altas doses de quimioterapia e/ou radioterapia. O condicionamento faz com que o sistema imunológico do paciente fique sem capacidade de reconhecer e destruir o enxerto, no caso a medula do doador. Essa medula doente será destruída substituída por células-mãe sadias do sangue de um doador compatível.

O paciente (receptor) recebe a medula óssea por meio de uma transfusão, onde as células mãe do sangue colhidas do doador são colocadas em uma bolsa de "sangue" e transfundidas para o paciente, que ao circularem pelo sangue, se instalam no interior dos ossos, dentro da medula óssea do paciente. Depois de um período variável de tempo ocorre a "pega" da medula, quando as células do doador começam a se multiplicar, produzindo as células do sangue e enviando ao sangue glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas normalmente.

• Como é feita a doação da medula para transplante?
1) A coleta direta da medula óssea é realizada com agulha especial na região da bacia com aplicação de anestesia. O procedimento dura em média 60 minutos;

2) A coleta pela veia é realizada pela máquina de aférese. O doador recebe um medicamento por 5 dias que estimula a multiplicação das células- mãe. Essas células migram da medula para as veias e são filtradas. O processo de filtração dura em média 4 horas, até que se obtenha o número adequado de células

Compartilhe: