Após a Segunda Guerra Mundial, ocorrida entre 1939 e 1945, que produziu mais de 45 milhões de mortes e 35 milhões de feridos, além do total de 1 trilhão e 385 milhões de dólares em perdas monetárias, aos 72 países envolvidos, foi fundada a Organização das Nações Unidas (ONU). Com o principal objetivo de não permitir a repetição daqueles horrores da guerra, a ONU busca prevenir atrocidades futuras.

Então, no dia 10 de dezembro de 1948, a Assembleia Geral da ONU adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos como uma norma comum para ser atingida por todos os povos e todas as nações. A Declaração consiste em um preâmbulo e 30 artigos e enfatiza a relevância dos diretos humanos no nosso dia a dia.

>>> Clique aqui e acesse o texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos

“Hoje esses princípios estão sob ameaça. Em muitos países nós vemos o retrocesso contra o progresso sendo feito contra o direito das mulheres e o direito das minorias”, diz o Alto-comissionário da ONU para direitos humanos, Zeid Ra’ad Al Hussein.  Para o Alto-comissionário, alguns governos têm violado abertamente os direitos dessas pessoas e enfraquecem o direito internacional dos direitos humanos e isso deve ser combatido.

No Brasil – Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano sustentável, o crescimento do país e o combate à pobreza, o Sistema das Nações Unidas no Brasil tem a constante missão de alinhar seus serviços às necessidades de um país dinâmico, multifacetado e diversificado.

Violação aos Direitos Humanos no Brasil – Números de 2017 do Ministério dos Direitos Humanos sobre denúncias de violações de Direitos Humanos recebidas em todo o Brasil, por meio de canais administrados pela pasta, totalizam 142.665 atendimentos, com média de 390 por dia. Entre os públicos considerados mais vulneráveis, após a análise de dados estão crianças e adolescentes, idosos, deficientes e a população LGBT.

As violações contra crianças e adolescentes representam 58% do total de denúncias recebidas, incluindo relatos de negligência e violência psicológica, física e sexual. A quantidade de denúncias neste módulo aumentou 10% na comparação com os dados de 2016.

Pessoas idosas e pessoas com deficiência são vítimas principalmente de negligência, violência física, psicológica e abuso financeiro. Para o público LGBT, a violação mais frequente é a discriminação.

“Ao lembrarmos que a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos, destaco a sua relevância na defesa da igualdade, da liberdade, do direito à vida, da dignidade, entre outras pautas, especialmente, agora que sua existência pode estar em risco”, diz o secretário de políticas sociais da APCEF/SP, André Sardão.

#ApoieOsDireitosHumanos – A campanha da ONU é para que cada cidadão adicione a sua voz na defesa dos Direitos Humanos. Grave um vídeo lendo um dos 30 artigos da Declaração dos Direitos Humanos e poste nas suas redes sociais utilizando as hashtags: #StandUp4HumanRights #RightsOutLoud e #ApoieOsDireitosHumanos.

>>> Clique aqui e acesse as campanhas da ONU 

Compartilhe: