Funcef, Música Fenae 2015, Jogos Regionais, Jogos da Fenae 2016 e campanha de novos associados. Esses foram os principais temas debatidos no primeiro dia da reunião do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae, nesta quarta-feira (12), em Brasília (DF). O encontro prossegue nesta quinta, com debates sobre negociações com a Caixa e sobre o mandato dos conselheiros representantes dos empregados no Conselho de Administração do banco.

O debate sobre a Funcef contou com a participação do conselheiro deliberativo eleito Antônio Luiz Fermino. Ele informou que o Grupo de Trabalho criado pela Fundação para elaborar o plano de equacionamento do déficit do REG/Replan Saldado e Não-Saldado ainda não finalizou a construção da metodologia. A expectativa é de que isso ocorra até o final de setembro. Para os representantes das Apcefs, a falta de informações concretas de como se dará o processo cria um clima de insegurança entre os participantes e assistidos.

“Sabemos da ânsia dos participantes e assistidos com relação a essas questões e, por isso, as entidades do movimento associativo e sindical reivindicaram à Funcef e à Caixa transparência na divulgação das informações e um amplo debate do plano de equacionamento. Tudo isso antes da metodologia ser aprovada nas instâncias competentes”, enfatiza Fermino. A expectativa da Fundação é iniciar o equacionamento em abril do próximo ano.

“Precisamos dialogar com os participantes. Para isso, é preciso total transparência na divulgação das informações por parte do fundo de pensão. Os associados têm o direito de entender o momento pelo qual passa a Funcef e defender a Fundação”, ressaltou o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

A cidade foi escolhida em abril para receber as ações, por decisão dos representantes das 27 Apcefs do país, que compõem o CDN da Fenae. A indicação de Belágua levou em conta estudo realizado pela área de Responsabilidade Empresarial e Social da Federação, do Grupo PAR e da PAR Corretora, que considerou, além do baixo IDH, critérios como população e acesso ao município. O Movimento Solidário existe desde 2005, e atuou durante nove anos em Caraúbas do Piauí, cidade que tinha o 18º pior IDH do Brasil e se desenvolveu bastante no período.

Em julho, os diretores da Fenae Jair Pedro Ferreira (presidente) e Natascha Brayner (Comunicação e Imprensa), e a analista de Responsabilidade Social e Empresarial, Denise Viana, visitaram o Maranhão para apresentar o programa ao governador Flávio Dino, secretários estaduais, ao prefeito de Belágua, Adalberto Rodrigues, e gestores municipais.

Também foi feita uma visita à cidade, visando fazer o mapeamento dos povoados e identificar as potencialidades do local. Belágua tem 7.191 habitantes, segundo o IBGE, e está entre os 100 municípios mais pobres do país, com o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de 0,512, ocupando a 94ª posição. Ela sofre com problemas como falta de saneamento básico, água encanada, ruas pavimentadas, elevado índice de mortalidade infantil, entre outros.

“O apoio das representações políticas e administrativas no Maranhão, bem como dos empregados da Caixa, será fundamental para que possamos articular as ações para mudar a realidade de Belágua, a exemplo do que aconteceu em Caraúbas do Piauí (PI), que passou por melhorias significativas nas áreas, de saúde, educação e geração de renda”, destaca a diretoria de Comunicação e Imprensa da Fenae, Natascha Brayner.alogar com os participantes. Para isso, é preciso total transparência na divulgação das informações por parte do fundo de pensão. Os associados têm o direito de entender o momento pelo qual passa a Funcef e defender a Fundação”, ressaltou o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Música Fenae 2015

Coube ao diretor de Cultura da Fenae, Moacir Carneiro, informar como estão os preparativos para a 12ª edição do festival de música, que acontecerá em Recife (PE), entre os dias 2 e 4 de dezembro. As eliminatórias e a grande final deverão acontecer na Cachaçaria Carvalheira. As tratativas quanto a hotel, estúdio de gravação e shows de encerramento estão adiantadas, e as definições serão divulgadas nos próximos dias.

Até agora, segundo Moacir, três associações já realizaram seletivas estaduais para o Música Fenae: Espirito Santo, Maranhão e Sergipe. Outras 20 Apcefs vão escolher os representantes até o dia 13 de setembro. “Mais uma vez, o festival estará repleto de talentos e será bem disputado”, enfatizou o diretor de Cultura. As inscrições para a etapa nacional vão ocorrer de 21 a 25 de setembro. No dia 6 de outubro, acontecerá o sorteio da ordem de apresentação. No dia 1º de dezembro, em Recife, ocorrerá uma reunião técnica para repassar orientações.

Jogos Nacionais e Regionais

O diretor de Esportes da Fenae, Cesar Cotrim, repassou informações sobre os Jogos Regionais deste ano. Das quatro edições, uma já foi realizada: Sul e Sudeste, no mês de junho, em São Paulo. As outras três acontecerão em setembro: Centro-Oeste, de 4 a 6, em Cuiabá (MT); Nordeste, de 4 a 7, em Natal (RN); e Norte, também de 4 a 7, em Macapá (AP). Os Jogos são realizados a cada dois anos pelas Apcefs, com apoio logístico e financeiro da Federação.

Os Jogos da Fenae, que serão realizados em 2016, também estiveram em discussão na reunião do CDN. “Estamos realizando vistorias técnicas para definir a sede do evento”, informou Cotrim. Até agora, Curitiba (PR) e Blumenau (SC) foram visitadas. Até a edição do ano passado, em Goiânia (GO), as Apcefs se candidatavam para sediar a competição. Agora, conforme deliberado pelo Conselho Deliberativo, a escolha será feita por indicação da Comissão Técnica do evento, formada por representantes da Federação e das associações.

GT de Comunicação

Conforme deliberação do CDN, em abril, foi criado um Grupo de Trabalho com representantes da Fenae, das Apcefs e da PAR Relacionamento, para discutir novas ações de comunicação e campanhas de associação. A primeira reunião do GT aconteceu em 21 de julho. “Foi um encontro positivo, em que iniciamos o debate sobre estratégias”, avaliou Natascha Brayner, diretora de Comunicação e Imprensa da Fenae.

Ela também compartilhou com os membros do Conselho Deliberativo Nacional os resultados do Nosso Valor Cultural e do Nosso Valor Esporte e Lazer. O primeiro oferece produtos com até 70% de desconto para associados às 27 Apcefs do país. Já o Cultural distribui até 1.100 pares de ingressos de cinema e DVDs todos os meses. “Os dados mostram que mais empregados da Caixa estão aproveitando os benefícios”, acrescentou.

Fonte: Fenae Net

Compartilhe: