A Contraf/CUT e Fenaban retomam no dia 15 de julho, em São Paulo, as negociações da mesa temática de igualdade de oportunidades. A expectativa dos representantes dos trabalhadores é que sejam debatidas pendências da última reunião, que aconteceu em março deste ano. Os integrantes da Comissão de Gênero, Raça, Orientação Sexual e Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência (Cgros) se reunirão no dia 14 na sede da Contraf/CUT. 

Um dos temas que deve voltar à mesa é o combate ao assédio sexual. O assunto foi tratado durante a campanha salarial 2014 e retomado na primeira reunião deste ano, quando a Cgros enfatizou a necessidade de definir as bases da campanha com ações conjuntas com os bancos, passando pela sensibilização dos bancários e bancárias, promoção de palestras nos locais de trabalho, debates e mensagens pela intranet e publicações.
 
Para Almir Aguiar, secretário de Combate ao Racismo da Contraf/CUT, também será um ponto importante do debate a ausência de negros na categoria bancária. "Embora a população negra ultrapasse 50% da população brasileira, no setor bancário o número é muito pequeno. Inclusive, os que trabalham na área recebem, em média, salário 27% menor do que um trabalhador branco", ressalta.
 
Outro tema que deve entrar em discussão na mesa temática é o Censo da Diversidade 2014. Os trabalhadores reivindicam a divulgação de todos os dados da pesquisa e não apenas informações parciais, como foi divulgado anteriormente.[
 
Fonte: Fenae Net
Compartilhe: