A Campanha Nacional dos Bancários 2013 garantiu aos trabalhadores a conquista da adesão por parte dos bancos ao programa vale-cultura, do governo federal.
A adesão dos bancos ao programa garante o recebimento de um cartão magnético com o valor de R$ 50 a serem utilizados em cinemas, museus, espetáculos teatros e musicais, além da compra de DVDs, CDs, livros e revistas.

No entanto, apesar do benefício estar em vigor desde 1º de janeiro, tem havido lentidão das instituições financeiras que, até agora, não viabilizaram a adesão aos empregados ou concederam prazos apertados.

Deste modo, a Contraf-CUT tem cobrado dos bancos mais agilidade no processo de implantação do vale-cultura, pois não haveria justificativas para o atraso, já que a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho 2013/2014 foi em 18 de outubro, ou seja, quase três meses. Há casos, por exemplo, de bancos que concederam prazos curtos para a adesão, o que dificultou o acesso de empregados em férias ou licença.

No entanto, para a Contraf-CUT nenhum bancário com direito ao vale-cultura poderá ser prejudicado e deve ter o direito garantido de fazer a adesão e receber o valor devido a partir ainda deste mês, conforme garante a Convenção Coletiva. Em caso de atraso, o banco devem providenciar o pagamento retroativo.

Vale lembrar também que os créditos mensais do vale-cultura são cumulativos. Deste modo, o bancário pode armazenar valores e adquirir produtos culturais que ultrapassem R% 50. As orientações da Caixa para os empregados interessados em aderir ao programa foram divulgadas na última terça-feira, dia 14. No entanto, para o recebimento ainda este mês do vale-cultura, os empregados devem fazer a adesão até hoje, dia 16.

 

Compartilhe: