Edição: Junho/2015

Tanto o balanço de atividades como o patrimonial foram aprovados em assembleia e pelo Conselho Deliberativo

Os balanços de atividades e patrimonial da APCEF/SP, referentes ao período de 1º de abril de 2014 a 31 de março de 2015, foram aprovados tanto pelos associados como pelos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo da Associação.
A aprovação dos associados aconteceu durante assembleia realizada em 23 de maio, na sede da entidade na capital. O Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva reuniram-se em 15 de maio para analisar as contas da entidade e as atividades realizadas durante o primeiro ano desta gestão e também aprovaram as demonstrações do período.
As principais atividades da entidade apresentadas durante as reuniões estão relacionadas ao longo das páginas desta edição da revista. Confira, a seguir, o resumo das notas explicativas, o balanço patrimonial e a demonstração do superávit do exercício.

1. Ativo
Caixa Equivalente Caixa – representa o saldo líquido disponível em valor nominal, em contas correntes, poupanças e aplicações financeiras, tais como aplicações financeiras de renda fixa.
 Realizável em curto prazo – expressa valores a receber de associados referente a parcelamento de serviços prestados nas Colônias e outros serviços. Também compõem o saldo o adiantamento de 13º salário em férias para funcionários e adiantamento para funcionários e diretores a fim de subsidiar viagens a trabalho para Colônias e visitas às unidades da Caixa com posterior prestação de contas e, ainda, adiantamento a fornecedores referente a contratação de serviços.
Estoques – o montante representa os produtos estocados para suprir as necessidades operacionais da prestação de serviço ao associado, como materiais de limpeza, gêneros alimentícios e materiais de escritório, de consumo administrativo e operacional.
Despesas pré-operacionais – são despesas para as quais, até o presente momento, não ocorreu o fato gerador, como seguros de veículos e predial da APCEF/SP.
Imobilizados – o imobilizado está demonstrado ao custo de aquisição, corrigido pelos efeitos da reavaliação dos terrenos e edifícios, menos as depreciações acumuladas, calculadas pelo método linear a taxas anuais permitidas pela legislação fiscal.
Intangível – refere-se a softwares e programas que a entidade utiliza, demonstrado em custo de aquisição, menos as amortizações acumuladas. 

2. Passivo

Financiamentos – são cotas de consórcio que foram contempladas, utilizadas para aquisições de novos veículos, mas ainda não pagas, tendo parcelas futuras a vencer.
Fornecedores – saldo que em 31 de março de 2015, estão a pagar, sendo que os vencimentos destes títulos  referem-se a meses posteriores ao encerramento do balanço, ou seja, compras e contratações de serviços a prazo.
Obrigações trabalhistas e sociais – são encargos que compreendem a folha de pagamento de competência de março de 2015, tendo como vencimento o mês subsequente a sua competência. Os encargos são INSS, FGTS, PIS sobre folha de pagamento e contribuição sindical. Também representa este saldo rescisões e férias que devem ser pagas no mês seguinte da sua competência.
Obrigações fiscais e tributárias – saldo que representa o IPTU das prefeituras de todas as unidades de trabalho da APCEF/SP. São parcelas que vencerão dentro dos nove meses seguintes. Também compõem impostos retidos na fonte de prestadores de serviços por obrigação da APCEF como tomadora como PIS/Cofins/CSLL, INSS, IR e ISS, (assessoria jurídica, serviços de auditoria, de limpeza e portaria no clube, Campos do Jordão e Avaré).
Outras obrigações – representa devoluções a associados por desistência de uso das Colônias e repasse de seguros, jurídicos e de convênios e promoções. São parcerias que fechamos com empresas efetivando convênios para os associados, que na compra ou na prestação de serviço em empresas conveniadas podem efetuar pagamentos através do débito em conta. O pagamento pode ser parcelado.
Provisão de férias, 13º salário e encargos sociais – provisão de nove meses de 13º salário e de férias proporcionais ao período aquisitivo de cada funcionário.
Receitas pré-operacionais – valores que devem ser apropriados como receita quando ocorrer o fato gerador.
Financiamentos – são cotas de consórcio que foram contempladas e utilizadas, assim tornando-se uma dívida para a entidade, com vencimento superior a 12 meses.
IPTU – provisão antiga que se refere ao IPTU da prefeitura de São Paulo do imóvel do Cecom.

3. Patrimônio Líquido
O Patrimônio Líquido é representado pelo patrimônio social inicial, acrescido dos superávits e dos efeitos da reavaliação de bens do ativo imobilizado decorrente das operações sociais da APCEF/SP.
Patrimônio Social – 50% do superávit do exercício será transferido para a conta de patrimônio social após a aprovação das demonstrações contábeis pela Assembleia Geral, conforme consta em estatuto.
Reserva Estatutária – previsto no §3º do artigo 42 do Estatuto Social: “o resultado econômico deverá ser transferido 50% para o patrimônio e 50% para fundo de reserva”.
Reserva de reavaliação – em março de 2005 foi contabilizada reserva de reavaliação exclusivamente para os bens imóveis baseados em laudos de reavaliação elaborados por empresa especializada

Balanço patrimonial
Demonstração Patrimonial e Demonstração de Superávit e Déficit do Exercício
Período de 1º de abril de 2014 a 31 de março de 2015
 

tabela 1_balanço

Demonstração do superávit do exercício

tabela 2_balanço

• Edição n. 86 – junho 2015 •

Portas da APCEF/SP estão abertas para os aposentados

baixada

Entre as novidades desta gestão para os aposentados está o APCEF de Portas Abertas. O primeiro encontro aconteceu em 2 de julho, na sede da Associação, na capital.
“A ideia é aproximar o aposentado ainda mais da nossa Associação”, explicou a diretora de Aposentados, Elza Vergopolem.
Entre as atividades do APCEF de Portas Abertas já estiveram trocas de livros, exibições de filmes, comemorações dos aniversariantes do mês, aulas de dança e de automassagem, lançamento de livro de poesia e palestra sobre saúde bucal.
Duas edições foram especiais, organizadas longe da sede da APCEF/SP. A primeira ocorreu em Avaré, na Colônia da Associação, em dezembro, com direito a piquenique e atividades voltadas à saúde e ao bem-estar. E, a outra, foi na Baixada Santista, em março, com palestra sobre a Funcef, oficina de artesanato e jogos de salão.
Acompanhe toda a programação do APCEF de Portas Abertas em nosso site (www.apcefsp.org.br) ou receba o boletim eletrônico feito especialmente para os aposentados. É só inscrever-se em nosso site, nos ícone Serviços, Boletins e Torpedos.

Roteiro de passeios incluiu Atibaia, Campos do Jordão e Argentina

aparecida

Entre os diversos eventos organizados pela APCEF/SP para os aposentados e pensionistas no primeiro ano desta gestão estiveram viagens encantadoras e inesquecíveis.
Em agosto, o pessoal da melhor idade visitou a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), com hospedagem e muita festa na Colônia de Ubatuba.
No mês seguinte, setembro, o grupo passou um dia bastante divertido em Atibaia, na Festa das Flores e Morangos.
Em outubro, foi a vez da excursão para a Colônia de Campos do Jordão, com visita ao Santuário de Aparecida.
Para fechar com chave de ouro, em fevereiro, a APCEF/SP levou seus associados para um cruzeiro nas cidades de Punta Del Este e Montevideo, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina.

Toda quarta-feira tem aula de dança de salão

dança de salão

Desde janeiro, a APCEF/SP promove um curso de dança de salão para aposentados e pensionistas.
As aulas acontecem sempre às quartas-feiras, das 14h30 às 16 horas, na sede da APCEF/SP, próxima à estação República do metrô, na capital.
Informações, ligue (11) 3017-8355 ou 3017-8358.

Passos da Cultura leva associados a pontos turísticos de São Paulo

museu site

Outra novidade importante para os aposentados e pensionistas foi a criação do APCEF nos Passos da Cultura, em 16 de julho.
O primeiro passeio foi uma visita ao prédio do Banespa, considerado na década de 40 a maior construção de concreto armado do mundo e que foi, durante 20 anos, o mais alto da cidade de São Paulo.
Em seguida, os associados visitaram a Caixa Cultural, o Theatro Municipal e o Museu da Lingua Portuguesa.
Todas as fotos dos eventos são publicadas em nosso site e no Facebook. Acesse e recorde os melhores momentos dos passeios.

Aposentados comemoram seu dia ao lado do cantor Silvio Brito

silvio brito

Um dos grandes eventos organizado pela APCEF/SP no primeiro ano desta gestão foi a comemoração do Dia do Aposentado.
A grande festa dos aposentados e pensionistas aconteceu em 29 de janeiro e reuniu cerca de 250 pessoas no Circolo Italiano, centro da capital.
O  espaço dedicado à colônia italiana foi palco do reencontro de antigos colegas do banco, de um almoço caprichado e de grandes shows.
Para abrir a festividade, o cantor Aderval Cordas e Vocal, ex-integrante do Três do Rio, fez todo mundo cantar e dançar ao som de clássicos da MPB.
Em seguida, o cantor Silvio Brito fez os presentes relembrarem hits da Jovem Guarda ao cantar Espelho Mágico, entre outros sucessos.
Maria do Socorro Lages Lima, antiga empregada da agência Avenida Portugal, em Santo André, não deixou a pista um só minuto. “Procuro participar sempre e, este ano, não poderia ficar de fora, ainda mais com estes shows”, contou.
Para ela, além da festividade, os eventos possibilitam rever os colegas. “Reencontrei amigas e isso, sem dúvida, foi muito bom”, finalizou.
No interior, a comemoração aconteceu na Subsede de Bauru, com uma divertida programação social, esportiva e apresentação também do Aderval Cordas e Vocal.

Associados conhecem Curitiba e o belíssimo litoral do Paraná em excursão da Associação

curitiba

Em abril, os associados embarcaram numa deliciosa viagem no tempo, com visita às cidades históricas do Paraná, passeio de trem, tour por Caiobá e pelo litoral paranaense.
Em Curitiba, os viajantes da APCEF/SP visitaram os principais pontos turísticos da cidade, como o Jardim Botânico e o Parque Tanguá.
Durante o passeio de trem, pela Serra Verde Express, perderam o fôlego com as belas paisagens da Mata Atlântica, que incluem cachoeiras e vegetação exuberante.
Em Morretes, cidade fundada em 1721, foi hora de aprofundar-se na história local e provar o barreado, prato típico da região. Em Caiobá, a hospedagem foi no Sesc, com visita à Ilha do Mel, ao Parque da Onça e à Praia Brava, onde puderam admirar golfinhos.
Para ver mais fotos, acesse nossa página no Facebook (www.facebook.com/spapcef) ou o site da entidade (www.apcefsp.org.br).

• Edição n. 86 – junho 2015 •

Compartilhe: