Da Agência Fenae

Os membros do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae, em reunião realizada no dia 8 de março, em Brasília, discutiram diversas questões de interesse dos empregados da Caixa.
A pauta foi iniciada com uma homenagem às mulheres pelo Dia Internacional da Mulher – 8 de março, com a apresentação do mímico Miquéas Paz.
Um dos assuntos que despertou a atenção do CDN esteve relacionado ao REB e ao novo plano de benefícios da Funcef. A esse respeito, a reunião discutiu os passos já dados na implantação do novo plano, assim como a recente decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região do Distrito Federal de conceder efeito suspensivo à aplicação imediata da sentença relativa à migração dos associados da Fundação para o REB.
Essa decisão do TRF, tomada no último dia 25, foi motivada por recurso da Caixa, que alegou não ter sido citada no início do processo.
O funcionamento dos grupos de trabalho (GTs) e o processo de negociações permanentes entre a Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT) e a direção da Caixa também foram abordados na reunião do CDN.
Foi enfatizada a necessidade de que os trabalhos dos GTs sejam agilizados, de modo a evitar que os temas pertinentes a esses grupos sejam empurrados indevidamente para a campanha salarial.
Na avaliação do CDN, as entidades representativas dos empregados devem estimular a mobilização da categoria na busca de solução rápida para essas questões. Iniciativas com este objetivo já estão sendo adotadas por algumas associações, a exemplo da Apcef/SP, que divulga esta semana um manifesto reivindicando maior agilidade no funcionamento dos GTs e lançou, em meados de janeiro, uma campanha pela marcação correta das horas extras no Sipon.
Dois outros assuntos abordados foram a análise do balanço da Caixa, feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) – Subseção Fenae, e a liberação de dirigentes da Fenae e das Apcefs.
Para 9 de março, a pauta prevê discussões sobre Clube Imobiliário, Jogos da Fenae, Projeto Promotora de Relacionamento (PAR), prestação de contas da Fenae e da Corretora, implicações do novo Código Civil para as Apcefs, Apcef Saúde e ONG Moradia e Cidadania.

Painel com Patrus Ananias

Na noite de 8 de março, os membros do CDN participaram de um painel com o ministro do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome, Patrus Ananias, que proferiu palestra sobre a ação do governo Luiz Inácio Lula da Silva na área social.
Na ocasião, Patrus Ananias lembrou que a dívida social do Brasil com sua população mais carente é histórica e precisa ser revertida.
Para tanto, segundo ele, o governo federal vem adotando medidas para priorizar o atendimento das 11 milhões de famílias que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vivem abaixo da linha de pobreza no País.
Entre os programas governamentais na área de assistência social, o ministro Patrus Ananias citou o da prestação de serviços continuados (Bolsa Família, Bolsa Escola, Vale Gás, Cartão Alimentação, etc), o da proteção à criança, o da compra da safra de agricultura familiar e o de construção de cisternas.
Patrus disse, ainda, que o foco de todos esses programas é operar com populações e pessoas em situações de risco. E esclareceu: “O desfio, primeiro, é colocar o cidadão de pé, pois de barriga vazia ninguém alcança a cidadania”. Ele frisou que o Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome vem mantendo encontros permanentes com a Caixa, com o objetivo de agilizar o funcionamento dos diversos programas de transferência de renda mantidos pelo governo.
Para Patrus Ananias, a Caixa cumpre importante papel nas ações governamentais na área social.
A mesa do painel com o ministro do Desenvolvimento Social foi composta por José Carlos Alonso (diretor-presidente da Fenae e conselheiro eleito da Funcef), Antônio Carlos de Oliveira – Cacá (presidente do CDN e Apcef/MG), Fabiana Matheus (Apcef/SP e vice-presidente do CDN), Paulo Bretas (vice-presidente de Logística da Caixa), Carlos Borges (vice-presidente de Transferência de Benefícios da Caixa), Guilherme Lacerda (presidente da Funcef) e Carlos Caser (diretor de Controladoria da Funcef).
Também estiveram presentes empregados e outros dirigentes e superintendentes da Caixa e da Funcef.

Compartilhe: