conecef 1
Primeiro Conecef, em 1985

O Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) chega a 31ª edição como palco de debates que geraram várias conquistas dos trabalhadores do banco nas últimas décadas. O evento deste ano terá início na sexta-feira, dia 12, em São Paulo, e vai até o domingo, dia 14.

Na primeira edição do Conecef, em 1985, em Brasília, foi aprovada a primeira greve nacional dos trabalhadores da Caixa. Era também o início da luta pela jornada de seis horas e pelo direito à sindicalização de todos os empregados.

Nos anos seguintes, a mobilização dos empregados foi crescendo junto com as vitórias. Veio a revogação da RH 008, que demitia sem justa causa, a defesa da Caixa como banco público, a reintegração de empregados demitidos durante o governo Collor, o combate à política neoliberal de FHC, a retomada das negociações para garantir direitos e conquistas a partir de 2003, a democratização da gestão e a implantação do Novo Plano de benefícios na Funcef, o Saúde Caixa e várias outras conquistas.

“Cada ano apresenta um desafio diferente aos empregados da Caixa e o Congresso cumpre o objetivo de preparar nossa luta para enfrentar estes desafios”, afirma o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra. “Hoje vivemos um momento em que é necessário fortalecer a unidade para defender o que conquistamos nos últimos anos, impedir que a Caixa perca sua importância como indutora de políticas públicas para o País e avançar em novas conquistas”, completa o dirigente.

Temas
Na pauta deste ano estão: defesa da Caixa 100% pública, Funcef, condições de trabalho, Saúde Caixa, segurança bancária, Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), programa Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP) e outros temas.

Mais de 400 delegados representarão os empregados da Caixa de todo o território nacional. Ao final do encontro será elaborada a pauta específica que vai nortear as negociações permanentes dos representantes dos empregados com a direção do banco e também as reivindicações específicas para a campanha salarial deste ano.

Compartilhe: