Rodada discute cláusulas econômicas. Categoria bancária espera que desta vez banqueiros apresentem contraproposta. Mobilização continua e será intensificada em todas as bases sindicais

Brasil afora, a categoria bancária está realizando atividades para pressionar os bancos a respeitarem o processo de negociação da campanha nacional salarial de 2007, com passeatas, assembléias e retardamento na abertura de agências e unidades. Esse movimento foi determinante para a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) agendar rodada de negociações com o Comando Nacional dos Bancários. A reunião está marcada para esta terça-feira, dia 18 de setembro, às 14 horas, na capital, e vai discutir basicamente as propostas para as cláusulas econômicas.
Na semana passada, a rodada entre bancários e banqueiros foi marcada por impasse provocado pela falta de contraproposta dos bancos, o que levou o Comando Nacional a interrompê-la. Na negociação de hoje, a categoria bancária espera uma proposta da Fenaban. O alerta para que os resultados surjam dos debates está sendo dado pelas manifestações e protestos realizados em todo o País.
Nos próximos dias, a tendência é de intensificar a mobilização para avançar em busca de aumento real, melhor PLR, criação de piso salarial (salário mínimo do Dieese), contratação coletiva de remuneração variável e melhores condições de trabalho.
Além das questões econômicas, outra pendência da campanha salarial deste ano diz respeito à manutenção do emprego, que deveria ter sido debatida no terceiro bloco temático de negociações, ocorrido na semana passada. A rodada desta quinta-feira, dia 20 de setembro, também está confirmada. Desta vez a previsão é de que sejam discutidos os itens relacionados às cláusulas renováveis da Convenção Coletiva Nacional do ano passado. Ocorre, também nesta quinta-feira, o Dia Nacional de Luta e Mobilização.

Compartilhe: