Segunda-feira (15) inicia um novo momento para os empregados da Caixa e o banco público, com o início do pagamento do FGTS previsto na MP 946, que vai liberar até R$ 1.045,00 aos titulares das contas vinculadas do fundo. Este público se somará aos beneficiários do auxílio emergencial, do BEm, do seguro-desemprego, do bolsa-família, e dos cidadãos que buscam diariamente as agências do banco para realizar o saque aniversário ou para sacar o saldo do FGTS nos casos de dispensa imotivada. Além disso, os empregados estão lidando com a absurda cobrança por metas em plena pandemia.

Neste cenário, não houve qualquer preparação da direção do banco para dar conta deste aumento da demanda. Durante o pagamento do Auxílio Emergencial, as entidades representativas dos empregados reivindicaram o reforço na segurança e a contratação de pessoal para auxiliar na organização das filas. Foram contratados cerca 5 mil vigilantes, mas pouco mais de 300 recepcionistas.

Com a retomada da cobrança de metas, boa parte das pessoas que estão atuando no autoatendimento e no primeiro contato com os clientes são exatamente aquelas que devem apresentar resultados. O que a empresa deve fazer é se abster de cobrar as metas durante este período, além de reforçar a quantidade de recepcionistas nas unidades, já que, com a pandemia, os menores aprendizes e estagiários foram (corretamente) afastados das unidades para preservação de sua saúde.

Compartilhe: