Quando o assunto é condições de trabalho, não há ninguém melhor que o empregado para listar os problemas e indicar soluções com o objetivo de “construir” um ambiente de serviço adequado e que ofereça conforto para o desenvolvimento de suas funções diárias.
A seu favor, para a concretização desses objetivos, os empregados contam, por lei, com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que corresponde a um espaço no qual os trabalhadores podem reconhecer os riscos à sua segurança e à sua saúde e, também, levantar dados e reivindicações, a serem debatidas em mesa de negociação com a empresa, a fim de que mudanças sejam feitas no ambiente de trabalho.
Neste ano, como fruto de reivindicações e de luta da representação dos empregados, a Caixa promoveu as primeiras eleições de todos os membros das Cipas. Cabe a cada cipeiro ser um agente verificador das condições de seu local de trabalho, propor mudanças – de acordo com os empregados de sua unidade – e levar os dados para debate com a empresa.
Vale lembrar que muitas das denúncias feitas à APCEF/SP são frutos de observações dos cipeiros e da ação efetiva desses empregados eleitos em seu local de trabalho. Problemas decorrentes da chuva, do calor, de assédio moral… tudo deve ser observado por um representante da Cipa.

• Sipat: participe e previna-se!
Como forma de conscientização de todos os empregados sobre a importância da Cipa e da participação dos trabalhadores na fiscalização diária das questões relacionadas à saúde e à segurança, é realizada, anualmente, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat).
Além da prevenção de acidentes, a Sipat – que possui caráter obrigatório, previsto em lei – visa, também, à prevenção de doenças ocupacionais, responsáveis por um grande número de afastamentos médicos.
Na Caixa, a edição 2010 da Sipat acontece de 23 a 29 de agosto. A pedido dos empregados, a APCEF/SP, em conjunto com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, promoverá, durante esta semana, duas palestras sobre assédio moral e condições de trabalho na capital – na Redea e no prédio do Brás. “A prevenção é uma forma simples e eficaz de combate ao desenvolvimento de doenças ocupacionais e às suas consequências”, lembrou a secretária de Responsabilidade Social da APCEF/SP, Carla Renata Ferreira.

Compartilhe: