Teve início, na manhã desta segunda-feira, dia 12, na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, o atendimento aos aposentados interessados em participar da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) da Caixa, que trata, especificamente, do pagamento do auxílio-alimentação.

“A CCV é uma conquista dos empregados na Campanha Salarial 2011”, comentou o diretor-presidente da APCEF, Sérgio Takemoto. "Apesar de não ser o ideal diante da luta para o restabelecimento do pagamento para todos os aposentados desde 1995, ano em que Caixa retirou, unilateralmente, o direito dos empregados de receber o auxílio após a aposentadoria, é um grande passo em termos de negociação”, completou.

A Comissão de Conciliação Voluntária tem por objetivo o estabelecimento de um acordo, entre a Caixa e os aposentados com até dois anos de aposentadoria, de maneira a evitar o ingresso de ações na Justiça e, consequentemente, a morosidade do sistema judiciário.
Instalada como projeto-piloto no ABC, em Brasília e em Campinas no ano passado, a CCV teve início, agora, na base do Sindicato dos Bancários da capital.

“O aposentado dá entrada no requerimento da CCV pelo Sindicato e a Caixa tem um prazo de dez dias para analisar a situação e elaborar ou não uma proposta de pagamento. A partir daí, é marcada uma reunião de conciliação, com representantes do banco, da entidade e o aposentado, que é quem decide se aceita ou não a proposta da empresa”, comentou o diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e, também, dirigente da APCEF, Eduardo Nunes. “No ato da abertura do requerimento, o prazo prescricional para ingresso de ação na Justiça, que também é de dois anos após a jubilação, é congelado, permitindo ao aposentado, caso não aceite o acordo, requerer seu direito por meio judicial”, completou.

Leia alguns depoimentos de aposentados associados da APCEF, que assinaram o requerimento neste primeiro dia de CCV no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região:

“Acompanho a luta pelo pagamento do tíquete-alimentação. Sei do empenho do Sindicato e da APCEF nesta empreitada. Para mim, a CCV é importante porque quem vai analisar se a proposta é vantajosa ou não é o próprio aposentado. Ainda cabe, a ele, a opção de ação na Justiça”, disse Idílio Ferreira Barbosa.

“A instalação da CCV foi uma surpresa boa para mim. A falta de agilidade da Justiça acaba por deixar-nos ansiosos. Desta maneira, a expectativa é que tudo se resolva em um curto espaço de tempo. Vamos aguardar para analisar a proposta da Caixa. A participação das entidades representativas nessa conquista foi muito importante”, comentou José Luiz de Oliveira.

“Na falta de um posicionamento da Caixa no sentido de pagar o tíquete a todos os aposentados, independente de ação, a CCV é um facilitador muito grande. Embora tímida, é uma abertura de diálogo que conquistamos”, contou Sylvia Helena Janzini Silva.

A CCV também será implantada nos demais Sindicatos do Estado
Será implantada nos sindicatos das regiões de Piracicaba, Sorocaba, Limeira, Araraquara, Barretos, ABC, Campinas, Jundiaí, Bragança Paulista, Franca, São José dos Campos e Rio Claro. Em Bauru e Catanduva, já foi aprovada em assembleia. Nas demais regiões, o aposentado deve consultar o sindicato para saber mais informações.

  
CCV: atendimento na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

Compartilhe: