Da Agência Fenae

Por toda esta semana, conforme calendário definido pela Executiva Nacional dos Bancários, para preparar a Campanha Salarial Unificada de 2005, acontecem encontros ou conferências da categoria bancária.
A semana de conferências começa em 13 de julho, com o 1º Encontro Nacional da Juventude Bancária. Em seguida ocorre o Encontro da Saúde Ocupacional no dia 14 de julho. O 2º Encontro Nacional de Mulheres Bancárias será realizado em 15 de julho.
No encontro da juventude bancária, a programação prevê debates sobre a participação dos jovens no movimento sindical, o sindicato cidadão e o movimento rap e definição de estratégias para a criação dos núcleos da juventude sindical em cada Estado.
No encontro sobre saúde, estarão em debate assuntos como assédio moral, reabilitação profissional, questões ligadas à previdência, doenças ocupacionais e política nacional de saúde do trabalhador.
No encontro de mulheres bancárias, será apresentado um vídeo sobre mulheres trabalhadoras de diversos ramos e etnias. O evento será dividido em sete mesas de debates, com os seguintes itens: 1) “A história 20 anos depois – a participação das bancárias nas greves de 1985 a 2004”; 2) “Políticas públicas para as mulheres”; 3) “Violência no mundo do trabalho”; 4) “Homossexualidade desde a Grécia até os dias atuais” e “Brasil sem homofobia” (apresentação do programa do governo federal); 5) “Programa de promoção de igualdade de oportunidades para todos”; 6) “Assédio moral no local de trabalho”; e 7) “Debate sobre Campanha Salarial de 2005 na perspectiva da igualdade de oportunidades e sobre a atuação da GROS para o próximo período”.

• Encontro por bancos

Nos dias 16 e 17 de julho estão agendados encontros específicos dos bancários da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e instituições privadas. No caso do 21º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), a previsão é de que participem 345 delegados, incluindo a delegação de aposentados. O evento será dividido em quatro grupos: 1) campanha salarial; 2) Funcef e aposentados; 3) PSI, Sipon e PCS/PCC; e 4) saúde, condições de trabalho, segurança bancária, RH 008 e outros.
Ainda durante o 21º Conecef, a Fenae vai apresentar o projeto de resgate da história do movimento dos empregados da Caixa, que será implantado em breve e deverá conter objetos, documentos e outros símbolos que marcaram a luta dos empregados da Caixa em todo o país. Na ocasião, haverá ainda demonstração do banco de imagens da Fenae, que hoje conta com 15 mil fotos digitalizadas.

Compartilhe: