A etapa final da 10ª edição do Música Fenae foi realizada sob o céu estrelado da sede da Apcef/GO, em Goiânia (GO), na noite do último sábado, dia 4 de dezembro. Após a apresentação dos 12 selecionados, a música “Camafeu”, de Dimas Deptulski (representante da Apcef/ES), conquistou os prêmios de melhor música, letra, interpretação e arranjo. No palco do Música Fenae 2010, Dimas teve a companhia de Efraim Maia, na condição de segunda voz.

Pela premiação relativa ao primeiro lugar, o músico capixaba recebeu 300 mil pontos a serem resgatados no portal www.mundocaixa.com.br, além de troféu. Por também terem vencido nas categorias melhores letra, arranjo e interpretação, Dimas e Efraim foram contemplados com 50 mil pontos em dose tripla, ganhando ainda troféus pelas façanhas. Pelo aplauso do público presente, estimado em 420 pessoas, o prêmio dado à Apcef/ES ficou em boas mãos.

Outra premiação da noite foi para a canção “Agora”, interpretada por Nilson Aquino, representante da Apcef/BA, que arrebatou o segundo lugar. Pelo feito, Aquino recebeu 200 mil pontos do Mundo Caixa e mais troféu. O terceiro lugar ficou com o representante da Apcef/RJ, Carlos Távora, intérprete da canção “Sonho Ardente”. O prêmio dado a ele foi de 100 mil pontos e troféu.

Na edição 2008 do Música Fenae, o segundo lugar e o prêmio de melhor letra foram conquistados pela canção “João Mamulengo”, de Dimas Deptulski e Efrahim Maia, que representaram na ocasião a Apcef/ES.

Na grande final do dia 4 de dezembro, os músicos das 12 Apcefs selecionadas apresentaram à platéia lotada da Apcef/GO sons que vão da MPB ao rock’n roll, passando pelo forró, carimbó, toada regional, samba, pop-romântico, bossa nova, e até blues. As apresentações foram acompanhadas por uma banda-base, que seguiu as orientações dos compositores e intérpretes quanto ao arranjo e instrumentos utilizados. Uma das únicas exceções foi a dupla do Espírito Santo, que dispensou a banda de apoio e optou apenas pela companhia da voz e de um violão.

Na cerimônia de premiação aos vencedores, o diretor-presidente da Fenae, Pedro Eugenio Leite, disse que, “sem os empregados da Caixa, o Música Fenae não existiria. Por isso, a participação dos bancários da empresa é vital para que eventos como esse continuem a ser realizados”. Ele desejou vida longa para o Música Fenae e acrescentou: “A cidade de Goiânia, com o apoio decisivo da Apcef/GO, protagonizou a melhor edição de todos os festivais de música promovidos pela Fenae”.

Todas as etapas do Música Fenae 2010, tanto as duas eliminatórias quanto a grande final, foram exibidas ao vivo pelo hotsite www.fenae.org.br/musicafenae2010, com 698 acessos por todo o Brasil, sendo que teve ainda 2.513 visualizações de páginas, o que significa um montante de pessoas que ficaram navegando no hotsite. Há o registro de que houve também cinco acessos de países como Estados Unidos e de outro não identificado pelo Google Analytics. Um DVD foi gravado ao vivo quando das apresentações dos 12 músicos finalistas.

Ainda na sede da Apcef/GO, os participantes do Música Fenae tiveram a oportunidade de conferir a exposição de fotos sobre a história dos festivais musicais promovidos pela Fenae desde 1986. Muitos, nesse caso, puderam reconhecer-se em imagens e relembraram ainda momentos agradáveis ao lado de amigos e colegas. Essa emoção também ocorreu antes da apresentação das canções selecionadas, quando foi exibida em telão um vídeo sobre os festivais do Música Fenae.

Depois da grande final, e antes da cerimônia de premiação, a emoção voltou a tomar conta dos músicos e da platéia que lotava a sede da Apcef/GO. Tudo porque todos os 22 representantes das Apcefs subiram ao palco para cantar a música “Brasis de Todos os Cantos”, elaborada a várias mãos no decorrer do Música Fenae, e que fala de que “há um rio de esperança, uma fonte que brilha e uma ponte que une esse povo que canta” em uma de suas estrofes. A canção lembra, por fim, que todos os estados da Federação brasileira são braços de um rio que abraça a Nação, concluindo com o grito de guerra: “Música, música, música”.

O encerramento da 10ª edição do Música Fenae foi pura emoção. Um show à parte foi dado pelo cantor Geraldo Azevedo, que cantou seus sucessos até as 2h30 da madrugada. O público, respondendo a tamanha emoção, dançou até a última música.

Fonte: Fenae

Compartilhe: