Crescimento reforça que não há motivo para privatização do banco

A Caixa Econômica Federal divulgou, em 12 de fevereiro, os resultados de 2014, período no qual registrou lucro de R$ 7,1 bilhões, crescimento de 5,5% em comparação ao ano anterior.
“Este resultado reforça o papel do banco 100% público, fundamental para a economia nacional”, comentou o diretor da APCEF/SP Leonardo Quadros. “A Caixa foi responsável por 36,1% do crescimento total do mercado de crédito no último ano, além de ter sido o único banco que gerou postos de trabalho”, completou.
O capital privado quer se apropriar da Caixa, entre outras razões, pela participação que ela detém no mercado em relação às principais operações financeiras.
Dados do balanço de 2014 registram que a Caixa manteve o domínio em cadernetas de poupança, 35%, e grande participação em depósitos à vista, 15,29%.
Houve queda de um ponto porcentual em operações imobiliárias em 2014 ante 2013, mas ainda assim somam-se 67% do saldo. Houve evolução significativa também em Crédito Pessoa Física e CDB.
O número de clientes continua crescendo. De pouco mais de 21 milhões em 2002, passou para 78,3 milhões em dezembro de 2014. Em relação ao número de contas correntes e poupança, o total chegou a 85 milhões. Vale lembrar: estima-se que a população brasileira em fevereiro de 2015 seja de 203,8 milhões, distribuída em 65 milhões de famílias.
“O resultado apresentado pela Caixa aguça ainda mais o setor privado. A privatização só trará benefícios para os empresários do setor”, reforçou o diretor da APCEF/SP. “Queremos a Caixa 100% pública e vamos lutar por isso”, concluiu.

Compartilhe: