Os empregados que exercem função técnica na Caixa Federal estão indignados com um possível comunicado da direção da empresa de que em 2010 terão a diminuição da jornada de trabalho de oito horas para seis horas, mas com redução no salário que pode chegar a 25%.

Segundo a diretora do Sindicato Jackeline Machado, a informação teria sido feita em uma reunião com alguns gerentes, em Brasília. A dirigente considera a medida um dos maiores ataques já vistos contra os empregados. “Sempre defendemos a jornada de seis horas para os bancários, mas nunca aceitaremos que isso implique em redução de salários ou direitos conquistados com muita luta do movimento”, destaca.

Jackeline afirma que na negociação do dia 3 de dezembro sobre o Plano de Cargos Comissionados (PCC), os representantes dos trabalhadores haviam cobrado uma solução da Caixa para os cargos de seis horas e de oito horas. “O trabalho do bancário é de seis horas, quem criou duas jornadas na empresa foi a própria Caixa.

Agora ela tem de resolver o problema, mas sem que os empregados sejam prejudicados com a redução no salário, que jamais aceitaremos”, critica, alertando que o Sindicato irá tomar todas as medidas possíveis para impedir mais esse ataque contra os trabalhadores.

Além disso, na sexta 18 os dirigentes sindicais de todo o país se reunirão em plenária para discutir formas de mobilização contra a medida arbitrária da instituição financeira.

Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

Compartilhe: