Por um suposto aumento da demanda nas unidades da Caixa devido à implantação, pelo governo, do programa Melhor Crédito, a diretoria do banco resolveu impor a ampliação do horário de atendimento em uma hora, de 23 de abril a 11 de maio, com abertura das unidades, inclusive, no sábado, dia 12, véspera do Dia das Mães.
Para a representação dos empregados, as medidas adotadas pelo governo federal no sentido de baixar as taxas de juros e de implementar novos programas de renegociação de dívidas para a população estão corretas.
O que não é certo é atingir essas metas às custas do sacrifício dos empregados, que já enfrentam sobrecarga de trabalho no dia a dia, sem que a direção da Caixa tome providências.
Para piorar a situação, os empregados sequer foram consultados à respeito da necessidade de abertura mais cedo ou no sábado.
“Não podemos nos esquecer que a jornada do bancário é de seis horas e que o banco deve respeitá-la. Se as unidades tivessem um número adequado de empregados, poderia ser estudada, até mesmo, uma escala de trabalho, mas isso, hoje, é impossível. O resultado desta medida de ampliação do horário será a extrapolação abusiva da jornada”, afirmou o diretor da APCEF Leonardo Quadros. “É o famoso ‘jeitinho’ que a direção da Caixa utiliza para alcançar seus objetivos”, finalizou.

Fique de olho e faça valer o seu direito – os empregados têm de se atentar, neste momento, principalmente para a marcação correta da jornada. Somente desta forma é que garantirão o pagamento das horas efetivamente trabalhadas.

Denuncie
– os trabalhadores que se sentirem prejudicados com a mudança no horário de atendimento ou que sofram qualquer pressão para não registrar corretamente o ponto devem denunciar!
Ligue (11) 3017-8315 ou envie e-mail para sindical@apcefsp.org.br.

 

Compartilhe: