Fonte: Fábio Jammal Makhoul – CNB/CUT

Dia 30 de julho será fundamental para definir os rumos da Campanha Salarial dos bancários.
O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal responderão se vão cumprir a Convenção Coletiva da categoria e, assim, serem signatários pela primeira vez do acordo que vier a ser assinado com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
No último dia 22, os bancários reuniram-se pela primeira vez com os dois bancos nesta campanha e entregaram a minuta de pré-acordo, que pede o cumprimento da Convenção Coletiva dos Bancários e estabelece um cronograma de negociações para discutir reivindicações complementares.

• Banco do Brasil

No encontro da semana passada, os bancários reafirmaram com o Banco do Brasil a necessidade de se cumprir a Convenção Coletiva. “Dissemos que no ano passado a postura do banco foi equivocada e eles tiveram que cumprir o acordo depois de uma greve. Falamos que este ano acontecerá o mesmo com os bancos que não cumprirem a Convenção, pois os empregados dos bancos públicos querem os mesmos reajustes dos colegas do setor privado” – relatou o presidente da Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT) e coordenador da Executiva Nacional, Vagner Freitas.
Ele destacou que a postura do Banco do Brasil na primeira reunião foi positiva, o que cria uma boa expectativa para a resposta do banco em 30 de julho. “Embora eles não tenham dito com todas as letras que vão cumprir a Convenção, anteciparam que haverá avanços em relação ao ano passado” – completou.

• Caixa

No primeiro encontro com a Caixa, os bancários reafirmaram mais uma vez a decisão da 6ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, referendada pelo 20º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa(Conecef), de que a campanha deste ano será unificada em todos os bancos, públicos e privados. “A direção da Caixa mostrou-se receptiva e comprometeu-se a dar uma resposta a essas reivindicações no dia 30 de julho. Esperamos que a Caixa transforme esta receptividade em ações concretas e comprometa-se, desde já, a cumprir a Convenção, o que reforçará a unificação da categoria” – destacou o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) e secretário de Saúde da CNB/CUT, Plínio Pavão.
Sobre os temas que dizem respeito aos empregados da Caixa, a expectativa do coordenador é que ocorram avanços. “Nós esperamos que, em 30 de julho, a empresa apresente avanços em questões importantes que vêm sendo discutidas desde o ano passado, demonstrando assim que valoriza seu quadro de empregados” – afirmou.
Plínio enfatizou, entre os temas, a reintegração imediata de todos os empregados demitidos pela RH 008. Além deste item, os bancários querem mudanças no PCC/PCS, a isonomia para os empregados admitidos após março de 1997, tíquete alimentação para todos os aposentados e pensionistas, a implantação do novo plano de benefícios da Funcef e a solução para os problemas enfrentados pelos empregados nas RETPVs.

Compartilhe: