O desemprego no setor bancário atinge cada vez mais números alarmantes. Apenas entre janeiro e agosto de 2017, os bancos fecharam 14.460 postos de trabalho em todo o Brasil. Desse total, a Caixa Econômica Federal cortou 6.845 vagas, enquanto o Banco do Brasil, o Bradesco, o Itaú e o Santander foram responsáveis pela extinção de 7.347 empregos.

Os dados são da Pesquisa de Emprego Bancário (PEB), divulgada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), que faz o estudo em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério do Trabalho.  

Nesse período, aliás, todos os estados apresentaram saldo negativo de emprego. O registro é de que São Paulo foi onde ocorreram mais cortes, com 3.751 postos a menos, seguido do Paraná, que fechou 2.042 vagas e Rio de Janeiro, com a marca de 1.546 postos extintos. Existe a avaliação de que planos de desligamento lançados por grandes instituições financeiras têm forte impacto no emprego do setor.

A análise por setor de atividade econômica mostra que os bancos múltiplos, com carteira comercial, que engloba grandes instituições como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco, Santander e HSBC, foram os principais responsáveis pelo saldo negativo.

 

Fonte: Contraf

Compartilhe: