A direção da Caixa Econômica Federal assumiu em 9 de setembro, na capital, durante rodada de negociação com a Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT) e a Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa), o compromisso de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) nos mesmos moldes dos que forem acertados com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
A proposta apresentada esta semana pela Fenaban contempla índice de reajuste salarial de 8,5%, incluindo o CTVA, aumento real para todas as faixas salariais, PLR de 80% do salário mais valor fixo de R$ 705,25, 13ª cesta alimentação, valorização dos pisos salariais e fim da política de abono.
A rodada entre a CNB/CUT, a CEE-Caixa e a direção empresa tratou, ainda, das questões complementares à minuta mínima unificada. Neste particular, houve avanços na discussão de pontos como a RH 008 e o novo plano de benefícios da Funcef.
No caso da RH 008, a Caixa se compromete a readmitir todos os empregados que possuem sentença favorável em primeira instância e também aqueles que obtiveram liminar contra a dispensa.
No caso dos empregados com liminar, a empresa pagará os encargos sociais em contagem de tempo do período afastado, mas não pagará os salários referentes a este período.
Houve avanços, ainda, em diversos outros pontos complementares, como a extensão do direito de conversão de Apips para os técnicos bancários, a renovação das cláusulas do acordo coletivo anterior, a alteração de normativos sobre seqüestros (prioridade será dada à defesa da vida, ficando o patrimônio em segundo plano).
A Caixa também concorda em alterar a atual sistemática de Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), de modo a assegurar que os mecanismos de registros reflitam a real situação da jornada individual de trabalho de cada empregado. As mudanças no Sipon visam, ainda, a impedir que o empregado acesse qualquer outro sistema quando o Sipon não estiver disponível. E mais: tendo em vista problemas operacionais para a implementação dessa medida, será estabelecido um cronograma para incluir os diversos sistemas existentes na empresa.
Outro ponto das negociações na Caixa diz respeito ao novo plano de benefícios da Funcef. A empresa assumiu o compromisso de estabelecer prazo para a implantação desse novo plano.

Compartilhe: