Fonte: Contraf-CUT

Fugindo do compromisso firmado, não foi apresentada proposta econômica. Fenaban diz apenas que quer “gastar menos” que no ano passado porque a inflação está baixa. Resposta a tanto desrespeito será dada com mais mobilização e preparação para a greve caso não atendam reivindicações

Na rodada de negociação que aconteceu na sexta-feira, dia 15, entre o Comando Nacional e os representantes dos bancos, a Fenaban quebrou o compromisso que havia assumido na reunião anterior de apresentar proposta econômica. Cobrada pelo Comando Nacional, foi aberta a possibilidade de apresentação de proposta na próxima reunião na terça-feira, dia 19.
“A postura dos banqueiros neste ano é de total desrespeito, faz muito tempo que não chegamos ao final de setembro sem nenhuma proposta, como está acontecendo. Entregamos nossas reivindicações em 10 de agosto e, até agora, nada. Teremos de aumentar a pressão e preparar a greve para mudar essa postura” – afirmou o presidente da Contraf-CUT, Vagner Freitas.
Na negociação dessa sexta, o único “argumento” utilizado pelos representantes dos banqueiros foi que o acordo do ano passado custou “muito caro” com o pagamento de aumento real, abono e PLR e que, neste ano, com uma inflação menor, querem pagar menos. “Isso é um absurdo e um argumento falacioso, porque, independentemente da inflação, os bancos bateram recordes de lucratividade. Não aceitamos nem levar em consideração uma proposta menor que a do ano passado, queremos que o aumento de lucratividade seja repassado aos trabalhadores, com aumento real e PLR maior” – concluiu Vagner.

MAIS MOBILIZAÇÃO

Os Sindicatos de todo o País devem aumentar a mobilização nos próximos dias, preparando a categoria para a greve. Na terça-feira, dia 19, acontece reunião do Comando Nacional, nos dias 20 e 21 estão previstas manifestações e paralisações em todo o País. Na reunião do Comando será definido novo calendário de atividades.

Compartilhe: