A Campanha Nacional Unificada 2013 reduziu o prazo para o posicionamento dos bancos no que tange às denúncias de conflitos no local de trabalho feitas pelos trabalhadores ao Sindicato. Segundo o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, das reclamações feitas em 2013 pelos empregados dos bancos, constatadas por meio do instrumento de prevenção de conflitos no local de trabalho, 62% referem-se à ao assédio moral praticados nas agências bancárias. Agora, os bancos têm 45 dias – antes o prazo era de 60 dias – para manifestarem-se sobre o assunto.

A redução do prazo de resposta dos bancos consiste em um avanço importante para a categoria, pois pressiona as instituições a constatar e, por fim, a resolver problemas de formas mais rápidas e eficientes.

Conflitos no local de trabalho

A cláusula da Convenção Coletiva responsável pela prevenção de conflitos no ambiente de trabalho consiste em uma conquista da Campanha Unificada 2010. Desde então, foram estabelecidas medidas e objetivos, com o intuito de promover práticas de respeito na construção de um ambiente de trabalho saudável. A adesão tem sido voluntária, no entanto, a maioria dos bancos participa do acordo.

Com a adesão dos bancos, acontece também o reconhecimento das próprias instituições financeiras de que o assédio moral é causado por ele e está diretamente ligado às metas abusivas e inatingíveis. Além disso, o acordo também reforça a demonstração do INSS de que o adoecimento mental na categoria é causado pelas próprias empresas.

Na lista de reclamações apontadas pelos bancários em 2013 atrás do assédio moral, estão problemas relacionados às condições de trabalho (15% das reclamações), aparelhos de ar-condicionado que não funcionam (13%), descumprimentos de acordos coletivos (7%), entre outros.
 

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