Da Agência Fenae

A quinta reunião ordinária do Conselho de Usuários do Saúde Caixa ocorreu em Brasília no dia 21 de outubro, ocasião em que a Caixa finalmente apresentou um esboço do plano família, que consiste em oferecer assistência aos dependentes não abrangidos pelo Saúde Caixa e aos ex-empregados.
O plano família possui praticamente as mesmas coberturas do Saúde Caixa, incluindo assistência odontológica, e tem como público-alvo parentes de empregados e ex-empregados, como pai, mãe, filhos, genros, noras e netos.
Para posterior aprovação, a proposta do plano família será analisada pelo grupo de trabalho (GT) Saúde e apresentada à direção da Caixa e instâncias governamentais, como o Departamento de Coordenação e Controle de Empresas Estatais (Dest), vinculado ao Ministério de Planejamento e Orçamento, e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
A Caixa estima que o processo burocrático para aprovar o plano família demore cerca de dois anos, mas as entidades sindicais e associativas esperam contar com o novo plano ainda em 2006.

• Outros assuntos

Em sua reunião no dia 21, o Conselho de Usuários do Saúde Caixa tratou também do credenciamento de profissionais médicos, do benefício farmácia, da inscrição de cônjuge/companheiro, da qualidade de vida, do GT Plano de Ação Rerhi/RJ e de seminário de formação dos conselheiros.
A Caixa ficou de realizar levantamento sobre a situação da rede credenciada, excluindo das listagens os profissionais médicos que não mais atendem ao Saúde Caixa e abrindo espaço para novos credenciamentos.
No caso do benefício farmácia, Caixa, com o fornecimento de medicamentos de uso contínuo. A contratação desse serviço, no entanto, depende de licitação e de estudos sobre os impactos financeiros ao plano de saúde dos empregados da Caixa, tendo em vista que esses custos são relativamente altos.
No item sobre a inscrição de cônjuge/companheiro, os conselheiros eleitos solicitaram que o processo de inscrição de companheiro ou companheira como dependente no Saúde Caixa fosse desburocratizado.
Hoje, a Caixa exige no mínimo seis documentos que comprovem a relação estável.
Foi aprovado, ainda, estudo para viabilizar convênios de serviço em saúde, de modo a que os participantes do Saúde Caixa obtenham descontos.
Para diminuir as despesas assistenciais do Saúde Caixa na Rerhi/RJ, que representa hoje 20%, o Conselho de Usuários e a Gerência Nacional de Saúde e Ambiência Corporativa (Gerad) vão trabalhar em conjunto. O seminário de formação dos conselheiros está previsto para o início de dezembro deste ano e terá a duração de uma semana.

Compartilhe: