paulista

Na última quinta-feira, 4 de julho, os bancários fizeram paralisações e manifestações em todo o País contra o Projeto de Lei 4.330, que regulamenta a terceirização e ameaça os empregos e os direitos dos trabalhadores.
Em São Paulo, cerca de 1.500 bancários paralisaram suas atividades em agências situadas na Avenida Paulista. “As três agências da Caixa na região fecharam suas portas em protesto contra esse projeto absurdo. Foram feitas reuniões nas unidades para debater as consequências do novo modelo”, explicou o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto.
Além de São Paulo, ocorreram manifestações no Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Belém, Londrina, Santos, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Niterói, Campinas, Piracicaba, ABC e Barretos, entre outras cidades.

Votação na CCJC da Câmara será no dia 10
O Projeto de Lei 4.330 estava previsto, inicialmente, para ser votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados em 9 de julho.
Por pressão dos trabalhadores, a votação foi adiada para dia 10 e foi criado um calendário de negociações sobre o projeto. As reuniões estavam marcadas para acontecer nos dias 5, 8 e 9 de julho.
A decisão foi fruto da primeira reunião para formação de uma comissão quadripartite – composta por representantes dos trabalhadores, dos empresários, dos parlamentares e do governo federal -, ocorrida na quarta-feira, dia 3, em Brasília.
Entre as reivindicações das centrais sindicais estão informação e negociação prévia no caso das terceirizações, proibição das terceirizações nas atividades-fim das empresas, igualdade salarial, de direitos e de tratamento entre os trabalhadores contratados diretamente e os terceirizados, estabelecimento da responsabilidade solidária entre tomadores e prestadores de serviços e definição de punição às empresas infratoras.
Tanto parlamentares quanto empresários fizeram questão de afirmar que, se não houver consenso até o dia 9, o PL 4.330 será votado na CCJC da Câmara no dia 10. Caso as negociações avancem, a votação pode ser adiada novamente por um período maior até que as partes cheguem a um acordo.
Após a votação na CCJC, o projeto de lei que regulamenta a terceirização segue para apreciação do Senado.

Manifestações dia 11
A pressão contra o PL 4.330 também integra a pauta unitária das centrais sindicais, que estão organizando um Dia Nacional de Luta, a ser realizado nesta quinta-feira, dia 11.
Participe!

Compartilhe: