O Brasil está vendo paralisações de Norte a Sul! Contra a reforma da Previdência, com suas medidas nefastas de idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem e contribuição de ao menos 49 anos ininterruptamente para alcançar benefício integral, a categoria bancária se junta a trabalhadores e trabalhadoras do país inteiro de outras categorias profissionais para realizarem nesta quarta-feira (15) o Dia Nacional de Luta e Paralisação, convocado pelas centrais sindicais, além de entidades de movimentos sociais. Haverá atos em praticamente todos os estados e no Distrito Federal.

Neste dia as ruas de todo o país serão ocupadas por greves, protestos e manifestações. Será o repúdio da sociedade civil brasileira contra as reformas da Previdência e trabalhista e contra a retirada de direitos da classe trabalhadora, junto com outros projetos em tramitação no Congresso Nacional, como o PL que libera a terceirização de maneira indiscriminada, numa afronta à Constituição e à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A participação dos empregados da Caixa Econômica Federal e de outros bancários nas atividades de paralisação desta quarta-feira foi aprovada pelo Congresso Extraordinário da Contraf/CUT, realizado na semana passada em São Paulo (SP). Cada base sindical se organizou para a mobilização do dia.

Nessa ocasião, além da luta contra as reformas da Previdência e trabalhista, os bancários ainda vão reafirmar a mobilização em defesa dos bancos públicos e em defesa dos empregos frente à reestruturação que ocorre em instituições como Caixa e Banco do Brasil.

Os protestos do Dia Nacional de Luta e Paralisação visam ainda combater as mudanças na legislação para transformar o atual contrato de trabalho em contrato de bico, inseguro, intermitente, precário e mal remunerado, como o que prevê o PL da terceirização da atividade-fim, em tramitação no Poder Legislativo.

Compartilhe: