Da Agência Fenae

A greve nacional dos bancários foi suspensa em praticamente todas as capitais e em cidades do interior. A decisão das assembléias sindicais em várias partes do País segue orientação apontada pela Executiva Nacional dos Bancários, que esteve reunida em Brasília na quinta-feira, dia 14, para avaliar o quadro nacional de paralisações e acontecimentos como as audiências de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), ajuizadas na última segunda-feira pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Créditos (Contec) para os bancários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
Os bancários de Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) aprovaram a suspensão da greve, que já durava 30 dias. Essa decisão coincide com o que foi aprovado pela categoria bancária, em 14 de outubro, em Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Vitória (ES). Várias cidades do interior também aprovaram o fim do movimento em suas bases.
As assembléias sindicais que definiram pela suspensão da greve também agendaram novo encontro em 20 de outubro, quarta-feira, quando os rumos da Campanha Salarial Unificada de 2004 em todo o País serão avaliados. Também foi aprovado, nas assembléias ocorridas na quinta-feira, dia 15, indicativo de paralisações e protestos em 21 de outubro, quinta-feira, data indicativa para o julgamento do dissídio coletivo no TST.
Ainda esta semana, a Executiva Nacional dos Bancários buscará a imediata retomada das negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), com vistas a firmar um acordo coletivo para toda a categoria bancária antes do julgamento do dissídio no Tribunal Superior do Trabalho.
Outra meta da Executiva Nacional é buscar reabrir as negociações complementares nos bancos públicos federais: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste (BNB) e Banco da Amazônia (Basa). Com essas negociações específicas, a Executiva Nacional lutará para que os dias parados não sejam descontados na folha de pagamento de 20 de outubro.
Confira as assembléias realizadas na quinta-feira, com informações coletadas até as 22 horas, que definiram pela suspensão da greve:

Alagoas
Alto Uruguai Catarinense (SC)
Amazonas
Bahia
Brasília (DF)
Belo Horizonte (MG)
Campinas (SP)
Cataguases (MG)
Goiás
Governador Valadares (MG)
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Pará e Amapá
Paraíba
Piauí
Pernambuco
Porto Alegre (RS)
Rio de Janeiro (RJ)
Rondônia
Santa Vitória (MG)
São Paulo (SP)
Sergipe
Teófilo Otoni (MG)
Tocantins
Uberlândia (MG)
Vitória da Conquista (BA)

A suspensão da greve foi aprovada na quarta-feira, dia 14, nas seguintes bases sindicais:

Angra dos Reis (RJ)
Apucarana (PR)
Curitiba (PR)
Ceará
Erechim (RS)
Espírito Santo
Guarapuava (PR)
Passo Fundo (RS)
Rio Grande do Norte
Roraima
Santa Maria (RS)
Santos (SP)
Umuarama (PR)
Vale do Paranhana (RS)

Na última segunda-feira, 11 de outubro, alguns sindicatos haviam aprovado o retorno ao trabalho:

Arapoti (PR)
Itaperuna (RJ)
Londrina (PR)
Nova Friburgo (RJ)
Paranavaí (PR)
Pato Branco (PR)
São Borja (RS)
São José dos Campos (SP)
Sul Fluminense (RJ)
Toledo (PR)

OBS: a continuidade da greve foi referendada apenas em Florianópolis (SC). Nova assembléia ocorrerá nesta sexta-feira, 15 de outubro, às 14 horas, devendo ser definida a suspensão do movimento.

Compartilhe: