Da Fenae

Bancários de todo o País reúnem-se hoje, dia 5, em assembléias para deflagrar a greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira, 6 de outubro, com o objetivo de protestar contra a falta de acordo coletivo na campanha salarial unificada de 2005.
A paralisação foi referendada pelo Encontro Nacional dos Bancários, ocorrido no último sábado, em São Paulo, e deve atingir agências e unidades de todos os bancos (públicos e privados).
Na mensagem que divulgou na última sexta-feira, para relatar o resultado das negociações específicas com a empresa, com destaque para o Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), projeto “Agência Segura (segurança bancária) e Plano de Negócios Participativo (política de metas), a Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) convocou todos os empregados a participarem das assembléias.
Professores, químicos, metalúrgicos, petroleiros, eletricitários e outras categorias filiadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT) tiraram apoio formal à greve nacional que os bancários deflagram a partir desta quinta-feira. Também a nova central sindical da Venezuela (UNT), criada sob o governo Hugo Chaves, manifestou apoio ao movimento da categoria bancária. A UNT esteve presente ao Encontro Nacional dos Bancários e, durante o evento, afirmou que apoia a greve dos bancários no Brasil porque “o comportamento dos banqueiros é o mesmo na América Latina: de desrespeito aos direitos dos trabalhadores”.

Compartilhe: