Depois de intervenção feita pela APCEF/SP e pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) junto ao superintendente nacional da Sugat, Edmilson Gama da Silva, no último dia 6, em Brasília, foi suspensa a CI Sugat/Suape 099/2009, que trata do destacamento temporário dos empregados das áreas-meio para os pontos-de-venda.
Durante a reunião em Brasília, o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto, e o coordenador da CEE/Caixa, Jair Pedro Ferreira, afirmaram que a falta de empregados no banco não deve ser suprida com destacamentos temporários e “ilusórios”. Essa determinação não resolveria os problemas nas unidades e, ainda, contribuiria para o acúmulo de serviço nas áreas-meio. “A falta de empregados deve ser resolvida, sim, com a contratação de trabalhadores para a empresa” – afirmou Sérgio Takemoto.
De acordo com o superintendente nacional da Sugat, o teor da circular será avaliado novamente pelo Conselho Diretor da Caixa. Por enquanto, fica suspensa a determinação de destacamento dos 1.500 empregados.
“A pronta reação das entidades representativas dos empregados – entre elas a APCEF/SP, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e a CEE/Caixa – e o engajamento dos trabalhadores foram fundamentais para a suspensão da CI Sugat/Suape 099/2009” – comentou Sérgio Takemoto. “Continuaremos a acompanhar os desdobramentos das discussões no âmbito do Conselho Diretor da Caixa e a lutar pela contratação de mais empregados, o que, de fato, contribuirá para melhorar as condições de trabalho na empresa” – finalizou.

• Carta aberta
Em 30 de abril, a APCEF/SP, em conjunto com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, havia encaminhado uma carta aberta (clique aqui para ler) à presidente da Caixa, Maria Fernanda Coelho, solicitando a revogação da CI Sugat/Suape 099/2009.

Compartilhe: