Representantes da Apcef/SP e Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região estiveram nesta terça-feira (25) em agências da Caixa na capital paulista lotadas por conta dos empréstimos consignados vinculados a beneficiários do Auxílio Brasil.

:: Clique aqui para ver fotos das manifestações.

As operações de oferta de crédito foram retomadas pela manhã da segunda-feira. O serviço havia sido suspenso às 18h da última sexta-feira (21) para manutenção nos sistemas do banco e da empresa de tecnologia Dataprev.

O crédito consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil foi liberado pela Caixa no dia 11 de outubro. Muitas pessoas que buscam o empréstimo estão enfrentando dificuldades para contratar o serviço pelo aplicativo Caixa Tem e por conta disso estão procurando as agências, o que tem gerado longas filas e superlotação.

“Estivemos na porta das agências dialogando com a população sobre os problemas envolvidos na concessão desse empréstimo em cima da hora, e sem qualquer planejamento, e os respectivos impactos. A responsabilidade pelas filas foi a pressa do governo, de disponibilizar um serviço sem que houvesse estrutura”, explicou Vivian Sá, diretora da Apcef/SP.

O Ministério Público já havia pedido a suspensão cautelar dos empréstimos consignados vinculados a beneficiários do Auxílio Brasil concedidos pela Caixa, alegando desvio de finalidade e uso “meramente eleitoral”.

A informação obtida é que o sistema disponibilizado pelo governo tem capacidade para processar 25 pedidos por segundo. Porém, apenas a Caixa encaminha mais de 600 solicitações por segundo, evidenciando que o programa foi lançado mesmo longe de estar pronto.

Compartilhe: