A Apcef/SP e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região realizaram uma paralisação nas agências Parque São Domingos e Borba Gato na sexta-feira (26/10). A atividade ocorreu por falta de condições de trabalho e denunciou a precarização ocorrida nas unidades do banco. A população apoiou os atos, e fez coro sobre a necessidade de estrutura e pessoal.

Ambas unidades estão com problema em seu sistema de ventilação e refrigeração. As unidades abriram chamados para relatar o problema e demandando o conserto dos equipamentos, mas, mesmo após muito tempo, a situação persiste.

“Antes, os problemas de atraso na solução destas demandas ocorriam por que a área de logística estava sobrecarregada com a inauguração de novas agências, e faltava pessoal para dar conta de tudo. Hoje, o fator mais crítico é a reestruturação realizada pela administração da Caixa, que atingiu em cheio a área de logística do banco. As Gilogs foram extintas, a estrutura foi reduzida e é claramente insuficiente. Os empregados da área estão sobrecarregados, e os empregados e clientes sofrem os efeitos desta política da direção do banco. O resultado das ações da diretoria da Caixa é o aumento da precarização do trabalho”, apontou Vivian Sá, diretora da Apcef/SP e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que participou da atividade na agência Borba Gato.

“A direção parece ser insensível ao fato de que as condições de trabalho não estão adequadas, e não propõe nada para resolver os problemas. Climatização e circulação de ar estão previstos em norma regulamentadora do MTE, está sendo descumprida na unidade, e a s providências não são tomadas. Além disso, o risco é redobrado para quem frequenta as unidades, sejam empregados ou clientes, por conta da Covid-19. Fechamos a unidade pois não havia condições, e a direção do banco deve ser responsabilizada” explica André Sardão, dirigente da Apcef/SP, que participou da ação na agência Parque São Domingos.

Paliativamente, foram instalados equipamentos portáteis na unidade. A Apcef/SP e o Sindicato estão acompanhando os desdobramentos.

:: Caso isto esteja acontecendo em sua unidade, entre em conosco pelo sindical@apcefsp.org.br.

Compartilhe: