A eleição do representante do Conselho de Administração da Caixa Econômica é uma grande conquista dos trabalhadores. Depois de muita luta, os empregados conseguiram mudar os critérios exigidos pelo banco para a escolha dos representantes. O mais polêmico deles era a exigência de que o candidato tivesse exercido cargos de gerência nos últimos cinco anos. Devido à pressão dos empregados e de entidades sindicais, a Caixa voltou atrás e derrubou o edital e o regulamento do processo eleitoral com os requisitos discriminatórios.

Uma vez derrubadas as restrições, um novo processo eleitoral foi instaurado e está em andamento. A votação ocorrerá no período de 11 a 18 de novembro, de maneira direta, secreta e eletrônica. De acordo com o resultado, será realizado um segundo turno e o período de campanha dos candidatos para as eleições iniciaram em 16 de outubro e se encerram em 18 de novembro. O voto é facultativo e restrito aos empregados ativos.
A diretoria da APCEF endossa e apoia a candidatura de nossos companheiros Fernando Neiva (candidato ao cargo de conselheiro) e Rita Serrano (candidata suplente), da chapa 130.

Segundo o diretor-presidente da APCEF, Sérgio Takemoto, ambos são considerados garantia de representação real e qualificada dos bancários da Caixa no Conselho de Administração da empresa. “Fernando e Rita são comprometidos com a luta dos bancários da Caixa e têm uma história no movimento sindical de dedicação às causas dos trabalhadores”, diz.

Um dos pontos de destaque da campanha da Chapa 130 é a de mudar a lei que impede que o conselheiro representante participe de “discussões e deliberações que envolvam relações sindicais, remuneração, benefícios e vantagens, inclusive materiais de previdência complementar e assistenciais, hipótese em que fica configurado o conflito de interesses”.

Segundo Rita, é fundamental mudar a norma para que o conselheiro possa atuar de maneira plena e sem restrições. Rita e Fernando têm o apoio não apenas da diretoria da APCEF, mas da maioria dos sindicatos e associações de pessoal. “Esta cumplicidade será fundamental para fortalecer a campanha. Portanto, quem comungar com nossas ideias, ajude a divulgar nosso material, influenciar outros trabalhadores e pedir votos para colegas”, solicitou Rita.

SAIBA MAIS SOBRE OS CANDIDATOS da CHAPA 130

Fernando Neiva é economista e ingressou na Caixa em 1989. Integrou as diretorias do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região a partir de 1996, tendo sido presidente entre 1999 e 2008. Atualmente é diretor do Departamento Jurídico da entidade.

Maria Rita Serrano é mestre em Administração, em História e Estudos Sociais. É empregada da Caixa desde 1989. Foi secretária de Finanças da Fetec/SP, integrou por duas gestões o Comitê de Investimento da Funcef e participou da Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) entre 2003 e 2009. Presidiu o Sindicato dos Bancários do ABC entre 2006 e 2012. É diretora do sindicato e da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC.

Principais pontos defendidos por Maria Rita e Fernando:

* Transparência na gestão
* Estar em sintonia com as reivindicações dos empregados na busca de melhores condições de trabalho
* Seguir lutando para que a Caixa priorize seu papel social e de banco público
 

Compartilhe: