Da Agência Fenae

Confira íntegra da mensagem da Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa), de 28 de outubro, sobre reunião com a diretoria da Caixa.

MENSAGEM CEE-CAIXA
São Paulo, 28 de outubro de 2003.

1. Informes

1.1 A CEE-Caixa reuniu-se com representantes da Caixa, em 28 de outubro, para os encaminhamentos da redação para o acordo a ser assinado entre as partes. Os trabalhos prosseguem na quarta-feira, dia 29.

1.2 A CEE-Caixa destacou que o não-desconto dos dias de greve e o pagamento da primeira parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) nos parâmetros da Convenção Coletiva Nacional dos bancários são questões preliminares para a viabilização da assinatura do acordo.

1.3 Os representantes da Caixa reiteraram o compromisso da empresa de não penalizar os seus empregados. Em 22 de outubro, quando direção da Caixa apresentou a proposta de acordo, as representações dos empregados a indagaram sobre a abrangência do termo “não penalizar” e foram informados que incluía-se ali o não desconto dos dias parados, sem reflexo na vida funcional dos trabalhadores. Na última sexta-feira, quando a Caixa orientou as gerências a procederem o desconto dos dias na marcação do ponto, a Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT) solicitou esclarecimento à direção da Caixa e obteve a explicação de que se tratava de um procedimento meramente formal, visando a garantir o acesso dos empregados ao Sipon, sem nenhum prejuízo aos trabalhadores.

1.4 A CEE-Caixa lembrou os representantes da empresa que o não-desconto dos dias parados foi um dos fatores determinantes para a aceitação da proposta de acordo pelas assembléias.

1.5 Quanto ao pagamento da primeira parcela da PLR, a CEE-Caixa frisou que não há espaço para qualquer dúvida quanto ao percentual acertado em mesa de negociação, de 50%.

2. Orientações

2.1 As entidades sindicais devem esclarecer suas bases que o compromisso firmado pela Caixa de não penalizar seus empregados implica, acima de tudo, em que os dias não poderão ser descontados. Esta é uma exigência que vem sendo feita pela CEE-Caixa, Executiva Nacional dos Bancários e CNB/CUT, devendo ser reforçada pelos sindicatos em suas bases.

CEE-Caixa – CNB/CUT

“NA LUTA PELA UNIDADE DE TODA A CATEGORIA BANCÁRIA.”

Compartilhe: