“A participação dos delegados foi fundamental para o fortalecimento do processo de construção democrática da pauta de reivindicações específicas.” – Ivanilde de Miranda, diretora da APCEF


Integrantes da delegação de São Paulo – Foto: Dino dos Santos – Seeb/SP

Realizado de 15 a 17 de junho, em Guarulhos, o 28º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef) reuniu 321 delegados e 22 observadores de todo o País.
Os empregados do Estado de São Paulo estiveram representados por 71 delegados da Fetec-CUT/SP e da Feeb/SP-MS e por diretores da APCEF de diversas regiões do Estado.
Os delegados participaram dos debates em quatro grupos temáticos (veja tabela abaixo).
Contudo, três assuntos estiveram presentes nas discussões de todos os grupos, rendendo importantes contribuições para a pauta de reivindicações específicas da Caixa: a precarização das condições de trabalho, a necessidade de melhorias no Saúde Caixa e o investimento em segurança.
Deliberou-se, então, pela contratação imediata de mais empregados para suprir o número insuficiente de trabalhadores – que já é acentuado pelo aumento da demanda por conta da ampliação dos programas do governo federal e da expansão da rede -, pelo respeito à jornada e pelo não trabalho extraor- dinário aos sábados.
Outro item de destaque nas discussões está relacionado à Funcef. O fim do voto de minerva nas instâncias de decisão do fundo de pensão foi unanimidade entre as deliberações do congresso.
Contribuições importantes deram, também, os empregados da base, que participaram ativamente do congresso e trouxeram à plenária propostas que enriqueceram a construção da pauta.
Confira, no quadro abaixo, as principais deliberações de cada um dos quatro grupos temáticos do Congresso Nacional.

Compartilhe: